DÚVIDA SOBRE INSTRUÇÃO CRIMINAL AMIGOS,

Sou, como muitos gostam de definir, um "concurseiro".

Não sou formado em direito, e procuro participar de fóruns como esse para poder aprender mais sobre este mundo fabuloso que é o direito brasileiro.

Espero que os colegas possam ajudar...

estou com dificuldade sobre instrução criminal:

1- Ela é obrigatória ou depende de requerimento? 2- diferença entre instrução preparatória e instrução criminal ( se é q há) 3- Instrução criminal possui fases? Quais?

Espero não estar abusando da paciência dos amigos com tantas perguntas, e desculpem se postei alguma bobagem mas a minha dúvida pode ser de muitos aqui na comunidade...

Obrigado.

Respostas

    V

    Vanderley Muniz - [email protected] Quinta, 06 de dezembro de 2007, 2h12min

    Primeiro responda-nos o que você entende que seja instrução.

    Depois prometo a resposta adequada.

    ?

    horizonte azul Quinta, 06 de dezembro de 2007, 4h51min

    Caro Vanderley,

    Pelo que vi até o momento, instrução criminal é onde o juiz faz seu convencimento sobre o caso, ou seja, na instrução todas as provas são apresentadas, testemunhas, ofendido e réu são escutados, etc. E então, se considerar procedente, o juiz julga o caso.

    Seria isso?

    Aguardo o amigo...

    V

    Vanderley Muniz - [email protected] Quinta, 06 de dezembro de 2007, 8h19min

    Exatamente Eduardo.

    A instrução processual é exatamente a colheita de provas para embasar uma sentença judicial.

    Como é colheita de provas não há como se chegar a uma sentença sem que se passe por essa fase, sendo, portanto obrigatória.

    O que não é obrigatório é a indicação de testemunhas por parte da defesa.

    Abraços

    V

    Vitor Shimabukuro Quinta, 06 de dezembro de 2007, 8h30min

    Vale ressaltar que mesmo sendo confesso, o juiz não pode afastar a dilação probatória...
    deve ser feita da seguinte forma...
    bom, na verdade eu vou dar o rito ordinário meio que completo
    recebe-se a denúncia,
    cita-se o acusado,
    interroga-o,
    abre-se oportunidade da defesa prévia, momento para indicar testemunhas,
    oitiva das testemunhas de acuação,
    oitiva das testemunhas de defesa (se houver),
    alegações finais - primeiro MP ou querelante, depois defesa,
    e, por fim, a sentença

    J

    Johanatann Gill de Araujo Quinta, 06 de dezembro de 2007, 10h02min

    todos os comentários estão corretos, apenas a pergunta não está bem definida em seu conteudo, haja vista, que a instrução dependerá também do rito a ser seguido, por exemplo na lei antidrogas ou na lei maria da penha, a instrução seria um pouco mais tardia, pois a fase preliminar, como também os crimes que tem um rito especial como os crimes contra a honra.
    Ok mas as respostas estão coesas, e corretas.

    ?

    horizonte azul Quinta, 06 de dezembro de 2007, 19h19min

    Amigos, obrigado pela paciência,

    Mas enquanto a pergunta 2?

    V

    Vanderley Muniz - [email protected] Sexta, 07 de dezembro de 2007, 3h22min

    Johanatann.

    Como está nosso lindo rio Ivinhema?!!!!

    Nasci em Angélica estou em Americana - SP há 30 anos.

    Abraços hermano!!!

    J

    Johanatann Gill de Araujo Sexta, 07 de dezembro de 2007, 3h51min

    Caro Vanderley, sou de Nova Andradina, mas tenho escritorio em Ivinhema, o nosso rio Ivinhema esta cada dia pior viu, com a desmatação.
    Fico contente em ver um conterranea ai em SP, eu morei ai ano passado no Bairro da Liberdade.
    Vou deixar meu email caso precise de algo
    [email protected]

    E

    Erbolanio Jr. Sábado, 05 de julho de 2008, 19h12min

    Prezados,

    Alguem saberia quais as espécies de instrução criminal?

    Muito obrigado!

    Erbolânio.