A companheira de 10 anos do meu irmão terá direitos sobre dois apartamentos que ele comprará com o dinheiro da venda de uma casa que ele comprou há 30 anos ??

Respostas

    Marcelo Peruchi de Assis

    Marcelo Peruchi de Assis Quarta, 28 de dezembro de 2016, 0h12min

    Sim, pois os bens serão comprados na constância da união estável ou casamento.

    ?

    Desconhecido Quarta, 28 de dezembro de 2016, 0h50min

    Mesmo que o dinheiro seja proveniente de um bem que ele já tinha há 30 anos ?? Meio injusto isso não é ?

    G

    GLC Quarta, 28 de dezembro de 2016, 10h42min Editado

    Desde que ele comprove que esse bem ele já possuía antes da convivência a companheira não terá direito, pois vendeu para comprar outro, haja vista essa compra substituiu o bem vendido, vez que a casa foi adquirida antes da convivência, Veja a jurisprudência a respeito: Ementa: ARROLAMENTO DE BENS - Habilitação da companheira do autor da herança - Indeferimento, por se tratar de arrolamento de um único imóvel, adquirido pelo companheiro antes da união estável - Exegese do art 1790 , inciso II , do Código Civil - Recurso provido em parte, porém, tão-só, para reconhecer o direito real de habitação da companheira sobre o imóvel que servia de residência comum.

    ?

    Desconhecido Quarta, 28 de dezembro de 2016, 12h03min Editado

    Ele tem como comprovar sim. Muito obrigada pela resposta.