Bom dia! Vendi um carro no dia 21/12 pra um particular, o mesmo olhou o carro, NÃO trouxe mecânico, nem andou no mesmo e garantiu que ficaria com o carro. O carro estava em perfeito estado, todo revisado e sem nenhum problema ou vício oculto. Não houve sinal nem contrato por parte do comprador, porém aguardamos a compra ser concretizada conforme a palavra do mesmo. Na segunda, dia 26/12, fomos ao banco para transferir o carro e no cartório para passar o dut para o novo proprietário. O mesmo andou no carro, olhou novamente e fechamos o negócio. Ontem dia 27/12, a esposa do comprador ligou querendo desfazer o negócio, pois após a venda levou no mecânico de confiança e foi dito que tinha problemas no carro (o que não é verdade). Quem garante que ele não mexeu no carro? Nunca vi esse tipo de coisa acontecer. Devo me preocupar com alguma possível ação? Mesmo não havendo contrato e já ter sido concretizada a negociação, posso entrar contra a pessoa em questão por alegar que sentiu enganado, duvidando assim da minha conduta perante a venda? Obrigado.

Respostas

    H

    Hen_BH Quinta, 05 de janeiro de 2017, 19h38min

    "Devo me preocupar com alguma possível ação?"

    Impossível avaliar. Poder ingressar com ação judicial ele pode... se vai ganhar, aí é outra história, principalmente quando ele negligenciou o dever de submeter o veículo a um mecânico ANTES de efetivar o negócio. Se ele alegar vício oculto, será ele quem deverá fazer prova dessa alegação.

    "...posso entrar contra a pessoa em questão por alegar que sentiu enganado, duvidando assim da minha conduta perante a venda?"

    Poder pode... mas ganhar, a meu ver, é praticamente impossível... Uma coisa é dizer que você o enganou efetivamente...outra é dizer que se sentiu enganado...e a outra pessoa não é obrigada a pensar que todos que com ele negociam são honestos (não estou dizendo que você não seja). É um sentimento pessoal dele...e nisso não há, em princípio, ilícito sancionável pela justiça.