Quando engravidei de um ex namorado ele não quis assumir o filho. Queria que eu abortasse, me recusei e me afastei dele. No início da gravidez ele me agrediu, o denunciei ele foi preso em flagrante e tenho medida protetiva. Hoje meu filho vai fazer 2 anos, e agora ele disse que quer assumir a paternidade. Ele nunca me ajudou em nada durante a gravidez, quando o filho nasceu eu o registrei sozinha e faço os dois papéis dignamente. Mas eu não quero que ele assuma porquê é uma pessoa que vai usar o meu filho pra me afetar. E confesso que tenho medo dele. Mesmo nesse caso sou obrigada a fazer o DNA de meu filho? Se eu pedir outro para apenas registra-lo para que ele não se aproximasse de meu filho seria contra lei?

Respostas

    A

    Aline Ramos Quinta, 29 de dezembro de 2016, 9h45min

    Um filho não pode entrar no meio de conflitos dos pais, se vc e seu ex não se dão bem, é assunto apenas de vcs, desde que ele não faça mal ao filho. Foi ele o pai que vc escolheu ao seu filho, tendo planejado ou não.
    Vc não é obrigada a fazer exame particular, porém se o pai entrar com pedido judicial vc será citada para comparecer ao fórum para audiência de conciliação, se não for a justiça poderá ou não marcar outra audiência já com o agendamento para o exame de DNA, se vc não comparecer em nenhuma das solicitações judiciais, o pai poderá ganhar a causa por presunção, e a justiça irá solicitar ao cartório nova via das documentações já com o nome do pai.

    ?

    Desconhecido Quinta, 29 de dezembro de 2016, 9h50min

    Na medida protetiva consta visita assistida em caso de filhos, nesse caso é automático ou eu devo solicitar na justiça caso ele consiga registrar. Eu temo pelo meu filho.

    A

    Aline Ramos Quinta, 29 de dezembro de 2016, 9h58min Editado

    pode seguir a medida protetiva, porém aconselho a entrar com processo de regulamentação de visitas, para que o juiz informe qual o melhor dia e horário e quem irá acompanhar a criança durante a visita do pai.
    Mas te adianto que o pai poderá solicitar a reversão da medida, afinal ele pode ter se regenerado e tanto ele quanto o filho de vcs tem direito a conviverem um com o outro, desde que o pai não apresente mais nenhum risco a criança.

    D

    Desconhecido Quinta, 29 de dezembro de 2016, 10h07min

    Se eu pedir outro para apenas registra-lo para que ele não se aproximasse de meu filho seria contra lei
    Sim é contra a lei.
    E se ele requerer investigação de paternidade a criança deverá ser levada para realização do exame, e o direito de ter nome do pai na certidão de nascimento pertence ao seu filho independente de vc querer ou não.