Quando engravidei de um ex namorado ele não quis assumir o filho. Queria que eu abortasse, me recusei e me afastei dele. No início da gravidez ele me agrediu, o denunciei ele foi preso em flagrante e tenho medida protetiva. Hoje meu filho vai fazer 2 anos, e agora ele disse que quer assumir a paternidade. Ele nunca me ajudou em nada durante a gravidez, quando o filho nasceu eu o registrei sozinha e faço os dois papéis dignamente. Mas eu não quero que ele assuma porquê é uma pessoa que vai usar o meu filho pra me afetar. E confesso que tenho medo dele. Mesmo nesse caso sou obrigada a fazer o DNA de meu filho? Se eu pedir outro para apenas registra-lo para que ele não se aproximasse de meu filho seria contra lei?

Respostas

4

  • 0
    A

    Aline Ramos Quinta, 29 de dezembro de 2016, 9h45min

    Um filho não pode entrar no meio de conflitos dos pais, se vc e seu ex não se dão bem, é assunto apenas de vcs, desde que ele não faça mal ao filho. Foi ele o pai que vc escolheu ao seu filho, tendo planejado ou não.
    Vc não é obrigada a fazer exame particular, porém se o pai entrar com pedido judicial vc será citada para comparecer ao fórum para audiência de conciliação, se não for a justiça poderá ou não marcar outra audiência já com o agendamento para o exame de DNA, se vc não comparecer em nenhuma das solicitações judiciais, o pai poderá ganhar a causa por presunção, e a justiça irá solicitar ao cartório nova via das documentações já com o nome do pai.

  • 0
    ?

    Desconhecido Quinta, 29 de dezembro de 2016, 9h50min

    Na medida protetiva consta visita assistida em caso de filhos, nesse caso é automático ou eu devo solicitar na justiça caso ele consiga registrar. Eu temo pelo meu filho.

  • 0
    A

    Aline Ramos Quinta, 29 de dezembro de 2016, 9h58min Editado

    pode seguir a medida protetiva, porém aconselho a entrar com processo de regulamentação de visitas, para que o juiz informe qual o melhor dia e horário e quem irá acompanhar a criança durante a visita do pai.
    Mas te adianto que o pai poderá solicitar a reversão da medida, afinal ele pode ter se regenerado e tanto ele quanto o filho de vcs tem direito a conviverem um com o outro, desde que o pai não apresente mais nenhum risco a criança.

  • 0
    D

    Desconhecido Quinta, 29 de dezembro de 2016, 10h07min

    Se eu pedir outro para apenas registra-lo para que ele não se aproximasse de meu filho seria contra lei
    Sim é contra a lei.
    E se ele requerer investigação de paternidade a criança deverá ser levada para realização do exame, e o direito de ter nome do pai na certidão de nascimento pertence ao seu filho independente de vc querer ou não.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.