concussão x extorsão

Há 18 anos ·
Link

matéria para debater:

Um policial militar, que se apresenta como investigador de polícia, e acaba por exigir dinheiro de vítima para não atuá-la em flagrante, comete o crime, de concussão ou extorsão.Deve ser considerado que o policial militar se passou por investigador, neste caso continuaria a ser funcionário público?

1 Resposta
Priscila._
Há 18 anos ·
Link

Entendo haver a possibilidade das duas hipóteses :

  • o agente é funcionário público e exige, em razão da função, vantagem indevida, pratica o crime de concussão;

  • o agente não é funcionario público mas se faz passar por um, comete extorsão.

Isso porque o crime de concussão é um crime próprio só pode ser sujeito ativo do crime quem tiver a qualidade de funcionário público ( vide art.327, CP. ). Porém nada impede o funcionário público de responder pelo crime de extorsão, se a exigência da vantagem não ocorrer em razão da função e se houver o emprego de violência ou grave ameaça. Nesse caso que você expôs entendo haver concussão, pois embora o policial não seja civil, mas militar isso não o exime .

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos