Comprei um imóvel na planta e agora não tenho condições de assumir o financiamento bancário para a quitação. Solicitei a rescisão e a construtora fez os cálculos de devolução sem fazer a correção dos valores pagos, o que sei ser abusivo. Qual o índice que devo utilizar para corrigir esses valores? Devem ser calculados juros? No contrato não consta. Obrigado.

Respostas

    Lidiane Leandro Carneiro

    Lidiane Leandro Carneiro Terça, 18 de abril de 2017, 12h56min

    Fernando, boa tarde.

    Na rescisão contratual, a construtora deve devolver de 75% a 100% dos valores efetivamente pagos, incluindo a SATI, tudo devidamente atualizado pelo índice da Tabela do tribunal de Justiça de São Paulo e com juros de mora de 1% ao mês a partir do momento que eles forem citados para responder ao processo, e em parcela única, sendo que o entendimento majoritário é seja de 90% quando a intenção é do comprador.
    Em relação à corretagem, o mais recente julgamento do STJ é de que a responsabilidade de pagamento é do consumidor se havia alguma previsão no contrato sobre isso, se não tiver, este valor deve ser incluído na devolução.

    ?

    Desconhecido Terça, 18 de abril de 2017, 13h09min

    Sra. Lidiane, muito obrigado pelos esclarecimentos.