Meu nome sobrenome é Munhoz de Oliveira e do meu marido é Laureano da Silva, e nosso filho é registrado com o sobrenome Munhoz de Oliveira Laureano, sem o sobrenome do avo paterno. Quando eu me casar queria que meu sobrenome fosse igual ao do meu filho. É possível? Quando o registramos explicamos ao tabelião que o pai do meu marido é insignificante na nossa vida

Respostas

    L

    Lázaro Vieira Domingo, 15 de janeiro de 2017, 3h02min Editado

    Sim, pode. Não precisa nem de justificativa, até onde sei.

    Teu marido também pode retirar o da Silva (acho que é o único caso onde um filho(a) pode retirar o sobrenome paterno, ou seja, quando se casa, mas é bom verificar). Neste caso, não sei se é obrigatório teu marido colocar algum sobrenome teu no lugar.

    Mas, sim, é possível. Ficaria: Raíra Munhoz de Oliveira Laureano ou Raíra Laureano Munhoz de Oliveira. Como preferir. Não há a necessidade de que seja no final. Não há ordem de importância, não no Brasil. Alguns países, sim.

    P.s.: Só discordo que ele seja insignificante. Ele foi um instrumento importante para trazer teu marido ao mundo. Este gerou teu filho, suponho. E o perdão sempre é possível. O perdão, por difícil que seja, é a paz, a serenidade a nós mesmos. Mesmo que não acredite em Cristo, ele nos ensina muito sobre o perdão, vale a pena tomar ciência dos ensinamentos dele e de seus discípulos. Cristo é o Príncipe da Paz.