Gostaria de saber se é possível fazer inventário após alguns anos do falecimento de uma das partes do casal?
Minha mãe faleceu a 9 anos e meu pai não fez inventario, somos três filhas e gostaríamos de fazer o inventário, mas meu pai não concorda, como devemos proceder?
Então Vivi, não tem como, perguntei para saber a idade em função do Sã consciência ou não, infelizmente vocês vão ter que convence-lo mostrando a realidade NUA E CRUA, quanto mais tempo ele deixar pior vai ser em função dos custos e assim por diante, sem que ele concorde nada pode ser feito.....O QUE ELE TALVEZ NÃO TENHA ENTENDIDO É QUE O INVENTÁRIO NÃO VAI TIRAR NADA DO QUE É DELE, APENAS VAI REGULARIZAR UMA SITUAÇÃO IRREGULAR, tentem explicar isso para ele tá?? se precisar é só chamar ok:?? boa sorte.. SE DER, LEVE ESSE CABEÇA DURA DO SEU PAI A UM ADVOGADO DE CONFIANÇA, QUEM SABE ASSIM ELE VAI PERDER O MEDO DE TIRAREM O QUE É DELE DE FATO....
Obrigada, Rui pelos esclarecimento, achei que podíamos fazer sem o consentimento dele pois eu me minha irmã estamos passando por dificuldades financeiras, e ele nem se importa em ajudar, vou conversar com minha irmã e com uma advogada de confiança pra ver se conseguimos resolver. Obrigada mais uma vez.
A informação está equivocada, qualquer herdeiro poderá abrir o inventário, independente de autorização ou não de outro herdeiro, sendo o pai, ou quem quer que seja. A não ser que a filha não seja herdeira por algum motivo, aí ela não poderá requerer a abertura. Sendo herdeiros, qualquer dos filhos poderá requerer a abertura sem o consentimento do pai. Dúvidas: [email protected]
Por essa razão que eu disse a ela que a escritura precisa ser analisada, pois não sabemos qual o teor da Escritura, sendo ele o único proprietário onde não conste nome de herdeiros a situação é a mesma? ou seja, podem abrir um inventário mesmo sem a concordância dele?? Ao que parece o Pai dela parece ter receio de perder direitos após o inventário.
Caro amigo, admiro sua boa vontade em querer ajudar as pessoas, mas uma informação errada pode levar o consulente a deixar de procurar por um direito dele, ou até mesmo tomar uma atitude prejudicial e irreversível muitas vezes, então tenha mais cautela. Se não está preparado para responder as indagações, procure se informar antes, ou na dúvida não responda.
Realmente você tem razão, embora tenha feito Advocacia acabei não sendo Acadêmico, pois sou Piloto Comercial de uma Cia. Aérea e como já prestei diversos serviços nesta área de Inventários, lógicamente com o suporte de advogados e a pergunta realmente parecia tão óbvia que a minha resposta tenha sido errada , com certeza me precipite tentando ajudar contudo agradeço sua atenção.
ótimo, depois me passe o resultado do que você conseguiu, isto é interessante para mim também saber, pois meus conhecimentos são baseados somente na leitura dos documentos e saber os detalhes, para depois poder avaliar, mas como foi dito por alguém especializado nesta área, ficaria grato se você passasse o resultado ok? vai servir muito para mim também...boa sorte