tenho uma dívida com banco santander, que vendeu a mesma para uma empresa de cobrança. Esta me enviou um email hoje, informando que meu nome foi protestado no cartório do 6º oficio em Brasília. A dívida foi contraída em 2012 e faz 5 anos esse ano. A minha dúvida é: 1) Eles podem protestar a dívida sem que eu receba um comunicado via correio em minha casa? 2) uma vez a divida protesta em 2017, terei que aguardar mais 5 anos ou ela expira a partir da data do contrato?

Respostas

    D

    Desconhecido Segunda, 16 de janeiro de 2017, 15h53min

    sim podem protestar.

    A

    Aline Ramos Segunda, 16 de janeiro de 2017, 16h02min

    Sim, eles podem protestar.
    Depois do protesto a dívida não prescreve, e mesmo sem o protesto a verdade é que o que acaba é o prazo de cobrança, não a dívida em si, sendo assim, após os 5 anos, caso seu nome esteja nos órgãos de proteção ao crédito, deverá ser retirado, mas os protestos e processos judiciais permanecem.

    Essa medida é feita pois os devedores muitas das vezes acham que ao prescrever uma divida, não são mais obrigados a pagar, porém, se existir protestos, o nome permanece "sujo" até que haja a quitação da divida, pelo menos assim, os mal pagadores não fazem sacanagem com as instituições financeiras.