Sou trabalhador De carteira assinada. Sofri um acidente e ao pedir o Auxílio Doença no INSS, foi negado por falta de comprovação como assegurado.
A empresa que trabalho agora é o meu primeiro emprego. Estou na empresa há 1 ano e meio. Algumas semanas atras sofri um acidente e fui dispensado pelo médico por mais de 15 dias. Com isso solicitei ao INSS o Auxílio-Doença. Porém o meu pedido foi negado por "Falta de Comprovação como segurado". Foi ao atendimento do INSS e de acordo com eles, não foi encontrado nenhum registro de que sou funcionário de carteira assinada.
Oriento ir ao INSS com a CTPS e solicitar cópia de seu CNIS, no documento mostrará se existem ou não contribuições ou se for correntista do banco do brasil ou caixa economica poderá retirar um extrato das contribuições. Se a carta de negativa do benefício pelo INSS e o CNIS ou extrato procure um advogado de sua região ou a defensoria pública para acionar a empresa judicialmente e ter respeitado seus direitos. Aproveite para ir também ao sindicato para que o mesmo faça abertura da CAT, pois refere-se a um acidente de trabalho. Não esqueça de realizar uma denuncia ao MTE.
Muito obrigado pelas dicas. Fui na empresa e pedi a declaração de trabalho, nela tinha um número PIS que era diferente do que o INSS tinha. Voltei no INSS e o número que a empresa declarou que era meu, no sistema do INSS informa outro funcionário da empresa. Agora fiquei na dúvida, as minhas contribuições dos últimos foram perdidas? E esse outro funcionário ficou com elas?