gostaria de saber se eu posso concorrer no concurso para enfermeira como portadora de deficiência. Sofri um acidente e tive traumatismo craniano e perdi o sentido do olfato ( anosmia) perdi um rim agr só tenho um. Perdi o baço tbm. Ou seja, será q posso alegar, pois tenho que ter cuidado redobrado com a saúde e na minha área faz se necessário o olfato em muitos momentos, oq me prejudica em partes.

Respostas

    L

    Lázaro Vieira Terça, 17 de janeiro de 2017, 19h54min Editado

    Boa noite, Naiane.

    "A definição do que é ou não considerado deficiência legalmente encontra-se nos decretos 3.298/99 e 5.296/04, explica a subprocuradora-geral do Ministério Público do Trabalho Maria Aparecida Gugel, autora do livro "Pessoas com Deficiência e o Direito ao Concurso Público"."

    Você pode acessar esses decretos aqui:

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm

    L

    Lázaro Vieira Terça, 17 de janeiro de 2017, 19h56min

    Um resumo seria o seguinte, do UOL:

    - Deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo, acarretando o comprometimento da função física, mas não as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;

    - Deficiência auditiva: perda bilateral (dos dois lados), parcial ou total, de 41 decibéis ou mais, medida por audiograma nas frequências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz;

    - Deficiência visual: cegueira, na qual a capacidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, usando óculos ou lentes; a baixa visão, que significa capacidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, usando óculos ou lentes; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60° ou a ocorrência simultânea dessas condições;

    - Deficiência mental: funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos 18 anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, como: comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, utilização dos recursos da comunidade, saúde e segurança, lazer, trabalho e deficiência múltipla;

    - Deficiência múltipla: associação de duas ou mais deficiências.