olá, bom dia!

estou com o meu marido desde que minha filha tinha 2 anos... ela a trata como pai e ele a trata como filha....ela tem contato com o pai biológico ( 1 vez por ano ) e e gostaríamos de incluir o nome dele na certidão dela.... qual o procedimento ? o pai biológico precisa autorizar ?

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 23 de janeiro de 2017, 13h07min

    LARISSA

    É possível incluir 1 sobrenome do padrasto ao sobrenome da enteada através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. Não é possível excluir os atuais sobrenomes. Alguns juízes exigem concordância paterna outros não exigem. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc).

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 23 de janeiro de 2017, 14h20min

    Olá Larissa, boa tarde
    É possível requerer judicialmente a inclusão do sobrenome do padrasto através de ação de Retificação de Registro Civil com um advogado.
    Att.
    Luciana Zoudine
    https://lucianazoudine.wix.com/advogada