Pessoa que veio do interior ainda criança. Pela dificuldade de comunicação com os pais, e a necessidade de ingressar na escola, alguém que se não se sabe quem providenciou novo registro civil. Então se fez a matricula da criança na escola. Já adulta, providenciou todas os demais documentos (RG, CPF, Titulo Eleitor, Conta bancária, etc..) com base nessa certidão. Tendo perdido o RG, e não tendo mais a certidão original, foi solicitado uma segunda via. Acontece que o cartório não encontrou nenhum registro no livro descrito na certidão. Consultando os cartórios da cidade natal, descobriu-se que essa pessoa fora registrada lá logo após o seu nascimento. Então pediu-se uma 2ª via do registro de nascimento. Para surpresa nossa, nessa certidão, o dia de nascimento está diferente da outra, assim como o sobrenome está invertida (ex. na original contas no fina a. b. e na outra, que não foi encontrado registro no livra, está b. a.). Quanto às demais informações de mão, pai, av´s, está tudo correto. Então pergunta-se: Como fazer ou agir para corrigir todos os documentos considerando essa nova certidão?

Respostas

    G

    GLC Quarta, 25 de janeiro de 2017, 10h56min Editado

    Pretende retificar a Certidão ou os documentos? De uma coisa é certa a certidão que prevalece é a primeira, a segunda terá que pedir a anulação em Juizo.

    ?

    Desconhecido Quarta, 25 de janeiro de 2017, 11h21min

    Pretende-se obter a 2ª via do RG (carteira de identidade). todos os documentos dessa pessoa estão com o dia data de nascimento e sobre nome de acordo com a certidão que não se encontra registro nos livros do cartório. Se se adotar a nova certidão, que é a correta, tem-se que acertar todos os demais documentos. Mas como fazer isso?
    Peticionando ao cartório cível ou ao cartório de pessoas naturais?

    G

    GLC Quarta, 25 de janeiro de 2017, 15h31min

    Pegar a Certidão no correta no cartório do Registro Civil de Pessoas Naturais (pois se trata de um só) onde foi registrado e procurar os órgãos competentes para tirar novos documentos.

    ?

    Desconhecido Quarta, 25 de janeiro de 2017, 16h09min

    Ok. Acredito mesmo ser esta a melhor solução. Obrigado