Sou de menor e nasci nos EUA. Minha mãe me trouxe para o Brasil quando eu tinha 5-6 anos. Atualmente eu não tenho interesse em morar fora pois não sou intimamente relacionada com meu pai e não tenho conhecimento na língua estrangeira. Se eu denunciar minha mãe ao concelho, o que acontece comigo? Sou deportada? Sou colocada em um lar para adoção? Eu também não possuo documentos brasileiros, posso ser emancipada? Posso pedir naturalização?

Respostas

    G

    gustavo simões Quarta, 25 de janeiro de 2017, 18h11min

    Qual é a sua idade? Não possui outros parentes no país? Quando você nasceu nos EUA, sua mãe estava a serviço do país? Dependendo da denúncia, você não será afastada de imediato de sua mãe, poderá haver todo um estudo social, um trabalho.

    ?

    Desconhecido Quarta, 25 de janeiro de 2017, 22h20min

    Eu tenho 16. Aqui no país eu tenho meu avô, mas não somos muito proximos. Não, ela não estava, não tenho nacionalidade :c. Mas caso eles decidam me tirar dela, o que aconteceria?

    G

    gustavo simões Quarta, 25 de janeiro de 2017, 22h49min

    Você é brasileira nata, podendo, aos 18 anos, optar por permanecer com a nacionalidade brasileira.
    Para ser emancipada precisa atender aos seguintes requisitos:

    Parágrafo único. Cessará, para os menores, a incapacidade:

    I — pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver 16 anos completos;

    II — pelo casamento;

    III — pelo exercício de emprego público efetivo;

    IV — pela colação de grau em curso de ensino superior;

    V — pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com 16 anos completos tenha economia própria."