Tenho 17 anos, e recebo pensão pelo INSS por conta do meu pai ter falecido, e minha mãe recebe como minha representante, ela já recebe faz 7 anos e não guardou dinheiro para meus estudos e não tem nenhum investimento. Gostaria de saber se eu posso requerer a pensão em meu nome e como posso fazer isso, sendo que se depender dela não será transferido, tem alguma lei que eu possa usar ao meu favor para poder receber de agora em diante?

Respostas

    D

    debora cristiane Domingo, 29 de janeiro de 2017, 19h44min

    Somente após os 18 anos,porém tenho que te alertar que é muito difícil sustentar um filho e ainda guardar dinheiro ou fazer outros investimentos.A realidade é que os custos de tudo sao muito altos,as despesas sao muito mais que aluguel,agua ,luz e celular.
    A pensao pelo INSS termine aos 21 anos sem prorrogaçao ou exceçao entao.
    Caso a pensao que sua mae recebe seja para ela também e outros filhos,você só receberá a sua parte.
    A pensao pelo

    ?

    Desconhecido Domingo, 29 de janeiro de 2017, 23h54min

    Sim, mas minha mãe não tem despesas comigo, eu fico a semana inteira na escola porque sou interno, e com escola não tem nenhuma gasto, a pensão é só minha mesmo, mais ninguém na minha casa recebe.

    D

    debora cristiane Segunda, 30 de janeiro de 2017, 7h21min

    Ela nao compra roupas,sapatos,lanches,material escolar,passagens,mensalidade da escola,credito de celular,remedios,passeios,seu sustento quando vc está em casa?
    Bom,não seja tao duro achando que esse dinheiro vai render muito e lembre-se que em 3 anos acaba e vc ainda terá anos e anos para se sustentar e poderá precisar da ajuda de sua mae e talvez nao a tenha.
    Aos 18 anos,poderá transferir a pensão pra voce,é só dirigir-se ao INSS e fazer o pedido.

    ?

    Desconhecido Segunda, 30 de janeiro de 2017, 8h08min

    A pensão realmente não vem após os meus 21 anos se eu estiver fazendo a faculdade? Acontece que minha mãe não tem nenhum gasto comigo, nenhum nenhum mesmo, muitas vezes eu preciso das coisas como um tênis, como por exemplo uma mochila para ir estudar ano que vem e ela não vai me dar, então tenho que ficar pedindo pra família inteira para que compre uma, a única coisa que ela sabe fazer é gastar o dinheiro com parcelas de carro. Não quero que leve pro lado pessoal, só quero que entenda a minha parte, e que possa me ajudar se eu tiver algum recurso.

    D

    debora cristiane Segunda, 30 de janeiro de 2017, 8h56min

    Aos 18 anos vc pode fazer a transferencia da pensao para sua conta,é só ir ao INSS e fazer o pedido.
    Termina automaticamente(nào será avisada) ao completar 21 anos,independente de estar ou nao estudando.

    ?

    Desconhecido Segunda, 30 de janeiro de 2017, 9h50min

    Mas minha mãe disse que o advogado iria entrar com um pedido pra mim receber até terminar os estudos. Não tem possibilidades de isso acontecer?

    A

    Aline Ramos Segunda, 30 de janeiro de 2017, 10h02min

    SOMENTE APÓS SEUS 18 ANOS É QUE VC PODERÁ RECEBER DIRETAMENTE!!!!!!!!!!!!

    Se sua mãe está de acordo que vc receba desde já, basta ele repassar o valor a vc.

    D

    debora cristiane Segunda, 30 de janeiro de 2017, 10h05min

    Alguns institutos previdenciários prorrogam a pensão até 24 anos se estiver estudando,mas não é o caso do INSS.
    Na verdade a pensão seria devida somente até a maioridade mas o INSS prorroga por mais 3 ano já.
    Muitas pessoas entram na justiça para estender mas nao conheço nenhum caso de sucesso.
    Somente os beneficiários inválidos ou incapazes continuam com a pensão ,mas sao casos que necessitam de muita comprovaçao e perícias.Ainda mais agora com a reforma,vao endurecer bastante.