Há menos de um ano tive que renovar o cartão do banco Itaú, que tinha antes de 2009, antes como correntista dependente de minha mãe, falecida. Aplicaram taxas em cima de um adiantamento. Depositei metade do que devia mas não pude pagar tudo, por estar desempregada e com outras dívidas. Juros em cima de juros, aumentando toda hora. Recebo agora uma carta me ameaçando de visita de oficial de justiça e penhora de bens, e que tenho que arcar com gastos do processo, se não pagar em menos de 10 dias, por causa de valor de menos de 270 reais (!!!). Entrei em contato imdiatamente e pedi parcelamento. Aplicaram ainda mais juros e dividiram em 3 parcelas. Minha família próxima já faleceu e não sei se poderei pagar as parcelas. Corro o risco de ter meus bens (possuo um imóvel) posto a leilão por tão baixo valor, caso não pague a primeira parcela na data correta? Posso encerrar a conta corrente e manter a poupança (na qual recebo depósitos de algumas pessoas de tempo em tempo)?

Estou muito aflita pois já sofro pra pagar dívida de condomínio.

Agradeço qualquer orientação .

Respostas

    H

    Hen_BH Terça, 31 de janeiro de 2017, 13h17min Editado

    LVG,

    em primeiro lugar, receber uma carta informando eventual visita de oficial de justiça para penhorar bens não constitui ameaça, mas sim mera informação de que o não pagamento do valor devido poderá implicar nessa consequência.

    Por outro lado, essa "visita" do oficial de justiça somente ocorrerá se houver a instauração deum processo judicial de cobrança, na qual o juiz determine a penhora. Não é o banco que determina qualquer tipo de penhora, e sim o juiz. Desse modo, se alguém for até a sua casa se dizendo oficial de justiça para penhorar bens, solicite seja apresentada a identificação.

    O único imóvel no qual resida a família, bem como os pertences que a mobiliam, não podem ser penhorados para pagar dívidas, seja ela de valor alto ou baixo. Além do mais, não compensa para o banco ingressar com um processo para cobrar um valor de 270,00 vez que as custas desse processo superariam o valor. O que pode ocorrer é a negativação do seu nome.

    ?

    Desconhecido Terça, 31 de janeiro de 2017, 20h39min

    Obrigada pelo esclarecimento. Acredito que seja uma pressão pra amedrontar o cliente. Mas quero pagar.