Tenho 16 anos irei fazer 17 anos esse ano de 2017. Eu queria muito tirar o sobrenome do meu pai do meu nome e colocar o da minha mãe que nem tenho, pois quando eu nasci meu pai não deixou ela colocar, moro com eles ainda mas ano que vem vou sair de casa, pois faço 18. Quero retirar o sobrenome dele pois não tenho nenhum laço afetivo por ele, outro fato é que ele é muito violento batia na minha mãe e em mim com muita agressividade, ele parece louco da cabeça quando dava surtos nele quebrava tudo dentro de casa, ele me expulsou e ainda me expulsa de casa sendo agressivo o tom de voz quando fala comigo, ainda não sai de casa pois não tenho condições de me sustentar e pagar aluguel sozinha, não quero depender de ninguém para me sustentar se eu sair daqui, eu tenho que esperar até 18 anos para tentar retirar o sobrenome? Ou consigo agora? Ou então nunca vou conseguir? gostaria que por favor alguem pudesse me ajudar com isso

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 31 de janeiro de 2017, 11h26min Editado

    CAMILA

    Excluir o sobrenome paterno não. Mas é possível incluir o sobrenome materno em qualquer posição e em qualquer idade através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc).

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com