estou em um processo de guarda compartilhada, onde perdir pois trabalho e faço faculdade e nao teria tempo de fica com meu filho, e o pai alegou que é autonomo e tem tempo o suficiente para cuidar do meu filho... Juiz deixou meu filho morando com ele, sendo que é guarda compartilhada. E na frente do juiz teve um acordo de que ele colocaria meu filho numa escola publica proximo da casa dele... E agora sem mais em menos ele me manda mensagem pelo whatsappy dizendo que colocou meu filho numa creche integral no valor de 400, e fora os materiais escolares.... Sendo que ele nao me comunicou em nada. Por favor preciso de uma orientaçao o que devo fazer, ja que nao tenho condiçoes de pagar isso tudo. Dou todo mes o rancho do meu filho...

Respostas

    A

    Aline Ramos Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 15h25min

    Se não tem sentença determinando que vc deverá pagar escola, é só não pagar, se foi ele quem matriculou a criança o responsável pelo pagamento será ele, afinal ele quem assinou contrato com a escola. Caso ele não pague, é o nome dele que vai ficar restrito.

    Agora me diz uma coisa, o que é rancho que vc dá ao seu filho que não entendi ainda ?

    D

    debora cristiane Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 15h34min

    Rancho é a cesta de alimentos mensal.Usa-se muito essa palavra no norte do Brasil.

    D

    debora cristiane Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 15h38min

    Essa palavra é usada no meio militar também,principalmente para designar refeitório ou local de refeições.
    Vc só tem obrigação de fazer o que foi acordado em juízo,algo a mais é por mera liberalidade.Foi decidida alguma pensào?

    G

    grecy kelle Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 15h39min

    Faco um rancho todo mes pro meu filho, meu filho tem 3anos. Compro aveia, leite ninho, biscoito, frutas, iorgute.pasta d dente, shampo, sabonente, frutas pra fazer suco... Faco isso pras duas casas tanto pra minha como pra dele. J que perdir a guarda e fico com ele so os 3finais de semana do mes...

    A

    Aline Ramos Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 15h39min

    Ah sim. Já que vc paga a pensão (rancho) em dia, não haverá problema, se o pai de seu filho acha que o valor é insuficiente, ele deverá pleitear o aumento na justiça.
    Lembrando que a qualquer momento vc poderá entrar com novo pedido de guarda, ou até para revisão das visitas, para que possa conviver mais com seu filho.

    Boa sorte.

    G

    grecy kelle Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 15h44min

    o juiz alegou que eu so posso reabrir esse processo se caso ele nao cumprisse o acordo... Voce nao acha isso uma quebra de acordo... E fora ele nao me comunicou em nada, sou mae, tenho o direito de opinar e decidir em conjunto o que e melhor pro nosso filho. Eles simplesmente foi la e decidiu tudo.... Estou mega nervosa so de pensar meu filho em creche integral da 7hs ate as 17hs

    D

    debora cristiane Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 15h45min

    Em alguns casos,fica estabelecido fora a pensão ,outras coisas como material escolar,uniforme,farmácia,mas tudo tem que estar expresso na decisão do juiz e geralmente é 50% pra cada pai.

    G

    grecy kelle Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 16h07min

    nao foi decidido nega sobre pensao. Dou a cesta alimentar por que sou mae e sei minhas obrigaçoes, nao foi estabelecido nada perante o juiz. Unica coisa que esta certa e a guarda compartilhada, sendo que ele ate alegou que queria pensao. Mas o juiz dize que ele tinha que ir atras pois ali so era para acerta a situacao do meu filho com quem ele ficaria e os dias....

    A

    Aline Ramos Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 16h26min

    Grecy, não atenda as exigências do pai, vc não é obrigada a pagar a mensalidade da escola, e materiais escolares divida entre os dois, assim como alimentação etc.

    G

    grecy kelle Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 16h53min

    mas se ele for atras de pensao alegando que nao o ajudo na educacao do meu filho,o que faço? Sendo que a 3meses atras estou com todos os recibos da cesta alimentaicia do meu filho. E posso tambem comprar a metade dos materias mas questao a mensalidade dessa escola integral eu nao tenho como pagar todo mes isso... Sendo tambem que moro alugado e pago minha faculdade e isso tudo meu ex sabe.... E outra nao aceito meu filho estudando numa escola integral, passando o dia com pessoas que ele nunca teve nenhum contanto...