Minha mãe tem uns 100.000 de dívida ,tem 66 anos,não é aposentada pois na juventude trabalhava como autônoma e nao pagava inss e não trabalha há alguns anos e somente vive de renda(aluguel de uma propriedade porém que é dividida entre ela e mais três pessoas),porém possui mais de 100.000 de dívida pois quer manter um padrão de vida que não temos mais. Como posso ajudá-? Há algum risco desta dívida cair sobre mim e minha irmã,suas únicas herdeiras?

Respostas

    H

    Hen_BH Quinta, 02 de fevereiro de 2017, 16h04min

    Há de se esclarecer que enquanto ela viva for, é a única responsável pela dívida, que não pode ser cobrada dos filhos pelo só fato de sê-lo.

    Por outro lado, com o falecimento dela, os bens se transferem aos herdeiros, bem como as dívidas até o montante do valor recebido a título de herança. Exemplo: Se ela tem uma dívida de 100.000,00 e deixou um patrimônio de 50.000,00 (25.000,00 para cada filho) esse será o limite dentro do qual eles responderão pelas dívidas deixadas.

    No fundo, nem se trata de os filhos herdarem a dívida. Isso porque se foi deixado patrimônio de 50.000,00 e há uma dívida de 100.000,00, os filhos em verdade nada teriam para receber, pois esse valor é do credor por direito.

    De todo modo, se o imóvel alugado por ela não é a única moradia da familia, a parte pertencente a ela pode, em tese, ser penhorada.