Boa tarde, entrei com pedido de revisão de pensão devido a redução de trabalho que eu tive e mau uso do dinheiro para com a criança por parte da genitora. Até então eu ja sabia da falta de administração do dinheiro e e das necessidades do meu filho, mas ontem a mãe dela me revelou coisas absurdas. A única dívida fixa que meu filho tinha era a van escolar, estuda em escola pública e não tem convênio. Ontem fui informado que ela não pagou 3 meses da van, pagou uma multa de 400 reais de cancelamento e até o momento me induz a acreditar que a criança ainda usa o serviço. Além disso assim que ela recebe a pensão coloca crédito no próprio celular, roupas de uma vizinha para ir pagando a preço maior do que em uma loja e compra uma bolacha ou outra pra criança, pegou o dinheiro no fim do meu me dizendo que iria comprar o material escolar mas uma semana depois a vó do meu filho entrou em contato se eu podia comprar pq ela n tinha dinheiro, detalhe que o material é apenas uma mochila e itens de higiene uma vez que a creche pública sede todo o restante, palavras da própria mãe dela que me chamou para uma conversa.

Acontece que apenas à redução não resolve nada certo? Uma vez que o dinheiro vai continuar sendo depositado sob responsabilidade dela, e se meu filho ja passa necessidade com um valor maior imagina menor então. Eu tenho regulamentação de visitas no qual o pego todos os fds, e na minha casa ele possui seu guarda roupa e suas coisas sem ter que ser enviado nada da casa da mãe. A única coisa é a roupa que vem é a mesma que volta.

A audiência de instrução de julgamento está marcada para o dia 08/03

Estou sendo representado prla defensoria pública, então a cada atendimento um estagiário me direciona de uma forma. No dia na audiência de conciliação tive 20 minutos para explicar o caso para a defensora. Acontece que agora quero agir com mais precisão e gostaria de saber o que fazer em relação a inicial? Meu pedido da inicial foi a redução devido à diminuição de trabalho, mas graças a Deus estou conseguindo manter a pensão e os gastos meu é do meu filho quando esta comigo. Quero pagar um convênio, voltar a pagar a van uma vez que ela manda a criança para a escola por terceiros e compras as coisas que meu filho necessita sem ter que dar o dinheiro diretamente para ela.

Isso é possível?

Semana que vem vou entrar com pedido de guarda compartilhada e fixação de lar aonde atender melhor as necessidades do meu filho (depois da conversa de ontem ficou claro que é comigo) então ate o dia da audiência ja vou ter como expor isso ao juiz também.

Tenho prints, comprovantes de não pagamento, fotos de roupas sujas.

Respostas

    A

    Aline Ramos Sexta, 10 de fevereiro de 2017, 16h25min

    João, sobre a guarda compartilhada, vc tem grandes chances de conseguir, tendo em vista que já convive com seu filho, e quando ambos os pais querem e podem exercer a guarda, o juiz define como a compartilhada.

    Quanto a pensão, vc poderá informar tudo isso ao juiz, apresentar provas e testemunhas se for o caso, de que a mãe está utilizando a pensão em favor próprio, e não utiliza com a criança. Solicite que os alimentos sejam pagos "in natura" e faça acordo já incluindo o pagamento do convênio médico e do transporte escolar.

    ?

    Desconhecido Terça, 14 de fevereiro de 2017, 16h32min

    Obrigado pela resposta, ainda estou com receio sobre propor a pensão in natura pq fui pesquisar a respeito e vi muitas opiniões controversas, inclusive de juiz que negou a alteração de pagamento pq deveria ser aberto um processo de prestação de contas não de revisional uma vêz que as condições do alimentante e do alimentando não mudou. No meu caso inicialmente eu estava desempregado e com dificuldades em pagar o valor estipulado mas agora me encontro em uma situação melhor, já se passaram um ano e 4 meses desde que abri o processo. E essa alteração de valor agora só vai prejudicar meu filho ainda mais... se com um valor maior a mãe não repassa a assistência necessária para ele imagina reduzindo.

    A

    Aline Ramos Terça, 14 de fevereiro de 2017, 16h45min

    Vc só saberá do resultado se tentar.

    ?

    Desconhecido Quarta, 08 de março de 2017, 17h34min

    Hoje tive audiência de instrução e julgamento. Estava sendo representado pela defensoria pública. No caso a defensora me cumprimentou e fomos diretamente para a sala, não me perguntou absolutamente nada sobre o processo e muito mesmo o que eu queria. Lá, ela questionou a porcentagem que eu estava pedindo para o juiz pq nem ela sabia de quanto se tratava o valor. Nem a minha defensoria no qual a todo momento wue tentava falar me mandava calar a boca e aceitar quanto o juiz não me deram o direito da palavra. A todo momento parecia que quem era o réu era eu e não a mãe do meu filho pq as perguntas sobre quanto ela queria receber era só pra ela r nada do quanto poderia pagar. Todas as provas que levei a defensoria disse wue não serviriam para nada e me mandou guardar, alem de dispensar uma testemunha e fazer perguntas sem nexo para a outra. O juiz também me deixou ciente wue poderia estipular do valor qur eu To pedindo ate $500 (mais alto do quejá pago)Acontece quem em nenhum momento foi colocado gastos, despesas, quanto ganho NADA, somente o quanto ela aceitava receber e até quando eu poderia pagar. No final o termo ficou em que ela não aceita receber menos que x e eu n aceito pagar mais que y e cabe ao ministério público dar o parecer. Acontece que fuo totalmente lesado devido à falta de interesse e conhecimento da defensora no caso. De nada me serviu uma representação que se quer me deu ouvidos.Existe algo que ainda possa ser feito? Se eu colocar um advogado pago consigo dar andamento nesse processo ou seria um outro? Foi um ano de processo para no fim ser da forma qie foi.