Prezados, bom dia!! No dia 01/02/17 efetuei a venda de um veiculo a um cidadão. O veiculo estava sem vazamento de oleo algum e avisei o comprador um possível problema no carburador. Ok, passado 4 ou 5 dias, ele me chama in formando que o carro tinha estourado o pistão e tinha vazado oleo pelo carro todo, inclusive me mandando fotos do estado do carro e falando que o carro estava com problemas. O questionei, uma vez que, eu moro em São Bernardo do Campo/ SP e ele em Cotia/ SP - uma distancia de 70 a 80 km e que, se o carro tivesse como ele dizia, não teria chegado ao destino - além de que, no outro dia ele ja teria notado vazamento, e nao uma semana depois. O que me parece que, o carro foi forçado nesse periodo. Ele me informou ainda, me mandando uma foto que fez um orçamento que deu R$ 3500,00 para retífica TOTAL do motor, e que eu era obrigado a pagar metade deste custo. Eu cheguei a comentar que como entreguei o carro sem problemas no motor não teria como acertar, ate cogitei de pagas apenas as peças e ele arque com a m.o. Qual o melhor caminho nesse caso? Obrigado

Respostas

    T

    Thalita Sábado, 11 de fevereiro de 2017, 15h41min

    Bem, quanto a bem móvel - há o Vício Redibitório - vícios redibitórios são falhas ou defeitos ocultos existentes na coisa alienada, objeto de contratos comutativos ( venda entrega e pagamento) , que a tornam imprópria ao uso a que se destina ou lhe diminuem sensivelmente o valor, de tal modo que o ato negocial não se realizaria se esses vícios fossem visíveis.
    Ele pode querer o valor de volta e estará correto quanto a isto.
    Rodar 80 km, há um desgaste natural do carro, mas não ao ponto de mostrar tantos defeitos.
    Pode devolver o valor e pegar o veículo de volta, ou então aceitar a proposta dele.