Bom, minha amiga tem 18 anos e o pai dela não quer deixar ela ficar com o namorado dela e disse que se o dois ficarem se encontrando ela vai levar ela a força para Nazaré e deixar ela lá por 1 ou 2 anos sem celular e sem computador sem nada longe de tudo e todos que ela conhece, ela disse que não quer ir e ele começou a gritar com ela dizendo que era dono dela e que mandava nela e que ela iria sim, ele pode levar elá pra lá contra a vontade dela mesmo ela tendo 18 anos e logo menos fazendo 19? Ele pode deixar ela lá afastada de tudo e todos que ela conhece ? Elê pode obrigar ela a ir para Nazaré contra vontade dela ?

Respostas

    H

    Hen_BH Segunda, 13 de fevereiro de 2017, 14h08min

    Dono?? Mandar?? De que caverna esse sujeito saiu?? Já vai longe o triste tempo em que alguém era considerado "propriedade" do outro! A pessoa com 18 anos completos é maior de idade e é considerada plenamente capaz para exercer os atos da vida civil, respondendo por si mesma.

    Qualquer conduta que venha a restringir o direito de livre locomoção (ir e vir) de alguém em tal situação pode configurar o crime de cárcere privado, ou em hipóteses outras o crime de constrangimento ilegal.

    A

    Aline Ramos Segunda, 13 de fevereiro de 2017, 14h09min

    Ele não pode obriga-la, porém, também não é obrigado a manter ela na casa dele e nem a manter as contas dela.

    H

    Hen_BH Segunda, 13 de fevereiro de 2017, 14h22min

    Exatamente. Atingida a maioridade, não tem ele mais obrigações decorrentes do vínculo paterno (casa, comida, celular, internet etc.) Por outro lado, se ele resolve arcar com tais despesas, mesmo sendo adulta, não pode ele imaginar que tal fato sirva como "pagamento" de "preço" para a "manutenção" da "propriedade" dele.

    Ou o faz por amor, liberalidade ou desprendimento... ou não o faz!