Meu filho reclamou de ter apanhado do padrasto e de ter sido obrigado a fazer o corte de cabelo igual ao do irmão (por parte de mãe), não falei nada ainda pois não quis por meu filho em risco, pedi apenas que ele desse o máximo de amor ao lar. Ele tem 7 anos e diz querer morar comigo devido a alguns acontecimentos e pela afetividade. Não fiz B.o ainda pois queria alguma informação profissional. Gostaria de saber se tenho a chance de deixar meu filho mais protegido judicialmente, ou se consigo a guarda apenas com esses fatos? *Atualmente temos um acordo judicial de livre visita.

Grato a todos.

Paz e luz.

Respostas

    Marcelo Bury Cunha

    Marcelo Bury Cunha Salvador/BA Terça, 14 de fevereiro de 2017, 2h55min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Então vamos lá tem meios simples para resolver isso e de forma a deixar ele mais seguro: Pode ir ao Conselho Tutelar da moradia da Criança e conversar com um dos 5 conselheiro do mesmo que atende lá. E se possível levar a criança para ela ser ouvida e será chamado tanto a mãe e o padastro posteriormente e conversado sobre os direitos da Criança, pois isso que foi exposto "Meu filho reclamou de ter apanhado do padrasto e de ter sido obrigado a fazer o corte de cabelo igual ao do irmão" fere a Lei 8.069/90 em vários artigos. Passou por constrangimento e agressão física, psicologística e verbal. No conselho é mais tranquilo pois iram conversar e receber orientações sobre limite de cada figura familiar. acredito que é o melhor meio! E também vai lhe ajudar em ter documentação favorável caso precise buscar a guarda.

    Marcelo Bury Cunha

    Marcelo Bury Cunha Salvador/BA Terça, 14 de fevereiro de 2017, 0h56min

    O que deve ser observado é a veracidade dos fatos e depois o senhor tem condições de criar seu filho com a guarda de moradia com o senhor? Caso comprovada agressões e que a onde a criança está morando deixa a mesma em risco. Sim uma ação favorável será com certeza para a criança morar no lugar que deixe ela livre de qualquer situação de risco.

    A conselho conversar com a genitora sobre a possibilidade de a criança morar com o senhor, se a mesma concordar só ir no Balcão de Justiça e Cidadania da sua localidade e regularizar a guarda e pensão alimentícia.
    Caso haja divergência nisso procura a Defensoria Publica do seu estado ou um advogado se houver condições que ira lhe aconselhar como proceder judicialmente.

    Lembrando sempre que deve buscar o melhor para a sua criança, deixando as diferenças de lado e focando nela pois o mesmo não deve ser usado como algum tipo de método para machucar o outro. Por favor veja o melhor para a criança. E lembre-se sempre ela não tem nada a haver com a situação da dissolução do relacionamento dos seus genitores e em nenhuma hipótese deve sofrer por escolhas dos adultos. Espero ter ajudado e que tudo dê certo para melhor!

    L

    Luan Terça, 14 de fevereiro de 2017, 2h06min

    Marcelo, primeiramente agradeço grandemente sua atenção.

    Eu prego valores simples na criação do meu filho, como por exemplo clareza e sinceridade, portanto, quanto a veracidade estou tranquilo.

    Entendo seu ponto de vista e sua intenção em me auxiliar, mas sobre usar a situação por motivos pessoas fere minha personalidade.
    Já me separei tem 6 anos, estou noivo e graças a Deus muito feliz. Tenho um carinho enorme pela mãe do meu filho, pois valorizo os bons momentos que tive com ela, e ate que temos uma boa relação, porém o marido dela se acha "malandro" e já tive problemas com ele, mas graças a Deus, com paz, consegui acabar com isso e hoje também temos uma relação estavel. Entendo que ele se sinta na condição de pai e possa ter agido com boas intenções, mas, felizmente eu sou o pai e não quero que meu filho não esteja em paz.

    Sobre a guarda de maneira simples, não conseguiria, pois já tentei, e sobre tentar judicialmente, pelo que pesquisei, creio que também não, pois não tenho provas exigidas por lei.

    A questão no caso é que se eu conversar com eles sobre o assunto, posso colocar meu filho em uma situação desconfortável, podendo sofrer punições sem eu estar presente e é justamente isso que gostaria de evitar.

    Faço oração por eles de maneira muito intensa, pois eles estando em paz, meu filho também estará, dentro desse contexto.
    Pedi para meu filho demostrar o máximo de amor possível dentro do lar para influenciar positivamente a vida deles, mas gostaria de saber se, formalmente, teria alguma maneira de deixá-lo mais protegido.

    Um boletim seria uma boa ideia ?

    Resumindo, antes de eu saber desses fatos, eu não precisava pensar em ter a guarda, pois ele esta comigo todos os finais de semana e temos uma grande amizade, quero apenas a paz dele, assim como de todo o mundo.

    Mais uma vez muito obrigado por sua ajuda, apenas lendo sua resposta, consegui ficar um pouco mais tranquilo e vou pensar em conversar com ela sem expor meu filho.
    Muito amor e muita paz para todos nos, obrigado de coração.

    L

    Luan Terça, 14 de fevereiro de 2017, 3h10min

    Marcelo, sem palavras para te agradecer, você realmente iluminou meu caminho, estou ate mais em paz.
    Vou justamente seguir seus conselhos.
    Muito grato.

    Sucesso na sua vida, tudo de melhor.
    Grande abraço.