Em 2014 emprestei o meu nome para financiar um caro para certo individuo que eu julgava ser honesto. Após alguns meses, fui informada que o mesmo não estava pagando as parcelas do carro. Então com muito sacrifício consegui tirar o carro das mãos dele e devolvi imediatamente para a financeira, ou seja, fiz a devolução amigável tenho toda documentação tudo certinho. Não tive e não tenho nenhum problema com a financeira. A questão é que recentemente fui averiguar o meu nome no Serasa e descubro que tem uma pendencia e meu nome negativado por uma empresa. Fui averiguar na internet que Empresa era, então vi que se tratava da Revenda ou seja da empresa onde foi comprado o carro. Ai foi que lembrei que, no ato da comprar do carro foi assinado umas promissórias ( para a empresa que estava vendendo o carro), com o valor da entrada. É importante ressaltar que, esta negociação de entrada de promissórias não foi feito na minha presença, foi um acordo entre o vendedor a empresa e a pessoa para quem eu estava emprestando o meu nome para financiar o carro. Eu só fiquei sabendo deste acordo depois que eu já havia assinado o contrato e quando disseram que eu tinha que assinar as promissórias eu perguntei o porque e para que eram, então a resposta que eu tive foi a seguinte” É que o banco exigiu uma entrada para liberar o financiamento, mais que eu não me preocupasse e assinasse as promissórias pois, já havia sido tudo conversado com a pessoa para quem eu estava emprestando o meu nome que inclusive ela já havia deixado um cheque, e que se ela não pagasse poderia retomar a posse do carro etc. Então eu assinei a promissórias. E, somente no dia 01/02/2017 quando averiguei o meu CPF no Serasa vi que havia sido negativado o meu nome, data da ocorrência do contrato 10/05/2014 valor 285,00 e numero do contrato. Então passei imediatamente um e-mail (para devidas explicações), para empresa que negativou o meu nome. Uma das coisas que eu disse para a empresa é que eu não me negaria a pagar a divida, porém, não pagaria juros abusivo, pedi um desconto expliquei as razões e disse ainda que eu pagaria via boleto bancário, pois estou residindo no Estado do Ceará a maior parte do tempo fico no Sertão somente um final semana é que estou na capital(fortaleza). A Empresa fica em Joinville (SC), na época eu morava nesta cidade. Eu tenho duvidas preciso de orientação, como eu devo proceder o que devo fazer para resolver esta situação pois parece que a Empresa não quer resolver a situação, pois se quisesse teria dito o valor mandado o boleto bancário via e-mail etc. Por favor me ajudem me orientem, pois não posso pagar advogado, além do mais nem trabalho secularmente. Obs: Não tenho nenhum bem e me dedico a trabalhos voluntário missionário. OBs: São 6 promissórias cada no alor de $285,00, de do mês 05 de 2014 a 10 de 2014. Poém no Serasa meu nome foi negativado com a pendencia de $285,00 rferente ao mês 05/2014. Por favor me orientem, me ajudem estou muito preocuada.

Respostas

    R

    rui barreto Sábado, 18 de fevereiro de 2017, 15h11min

    Olá Ana, pelo seu relato percebe-se que você é uma pessoa honesta e de boa índole, mas vou te passar quatro conselhos em um só ok? Calma, calma, calma, e calma, não tem o porque você ficar desesperada, é uma situação bem incomoda SIM, mas você só vai ter algum problema caso você precise comprar alguma coisa que envolva prestações, fique tranquila e tire este desespero que só vai te fazer mal a saúde e não vai resolver absolutamente nada, isto não significa que algum oficial te procure no sertão do Ceara, mesmo que você estivesse aonde tudo aconteceu, só vai ficar no SERASA e nada mais, lembre-se que o BEM MAIOR QUE ERA O VEICULO FOI DEVOLVIDO PARA A LOJA OU FINANCEIRA, seja como for, quando você estiver em condições de pagar, FAÇA SUA PROPOSTA QUE CAIBA NO SEU BOLSO e acabe com isto tudo, até isto acontecer você só vai ser prejudicada caso precise comprar alguma coisa financiada.....segue mais uma dica, tome um CHÁ gelado e relaxe, seu caso não vai passar disto.....fique com Deus e deixe lá até você ter condições de quitar E NUNCA MAIS EM SUA VIDA EMPRESTE SEU NOME A NINGÉM....abraços.

    ?

    Desconhecido Sábado, 18 de fevereiro de 2017, 17h22min

    Pois é Rui, muito obrigado pela resposta. Suas palavras foram animaoras e me tranquilizou, e de fato nunca mais emprestarei meu nome para ninguem.Porém eu queria resolver esta situação o quanto antes, pois quero meu nome limpo e não pretendo fazer nenhuma divida que envolva prestações, é porque não me sino bem tendo o meu nome no Serasa. Porém para que eu possa resolver, a empresa tem que se manifestar , me passar o valor etc, e assim eu faça uma proposta. Eu pedi via email que resolvessemosl, que me passasem o valor etc e que eu pagaria via boleto bancário, mais até agora não tenho resposta e já enviei mais de dois emails. Eu suponho que eles queriam que eu fosse até a empresa em joinville, mais eu não posso é impossível, por isso me dispus a pagar via boleto, mas sem essa de juros abusivos e de acordo com o meu bolso.Mediante tudo isso o que eup oderia ainda fazer desde a onde eu estou pra tentar resolver a questão. Muito obrigado!

    R

    rui barreto Sábado, 18 de fevereiro de 2017, 18h24min

    Ana, eu entendo sua preocupação e responsabilidade sobre esta situação, mas como você já demonstrou interesse em fazer o pagamento e não obteve a resposta, mande um e-mail diretamente ao Serasa expondo sua situação mas deixando claro que você não irá fazer nenhum pagamento com juros abusivos, procure mandar com confirmação de entrega e leitura, para que você fique documentada sobre sua oferta, até lá, deixe rolar, não se envolva emocionalmente, porque eles não estão nem AI com ninguém, sendo assim, deixe eles se manifestarem......faça como eu disse, deixe que eles te respondam o e-mail (SERASA) se puder, envie uma cópia para o SERASA da proposta já feita e MOSTRANDO O POUCO CASO QUE FIZERAM EM SUA PROPOSTA......boa sorte, se precisar é só chamar

    ?

    Desconhecido Sábado, 18 de fevereiro de 2017, 21h29min

    Uma vez mais te agradedeço pela atençao e resposta. Pode deixar vou seguir direitinho a sua orientação.
    E que Deus lhe abençõe grandemente.

    R

    rui barreto Domingo, 19 de fevereiro de 2017, 7h39min

    Bom dia Ana, um detalhe importante, se fizer algum pagamento de boleto que seja via on-line, verifique primeiro a autenticidade do boleto, infelizmente hoje existem milhares de Hackers copiando e enviando boletos IDENTICOS para pagamento, só para que você tenha ideia estão fazendo muito isto COM IPVA, a pessoa pensa que pagou e no final foi enganada, ou melhor, foi para alguma conta diferente, portanto MUITA CAUTELA AO PAGAR QUALQUER BOLETO OK......que Deus abençoe a você também e muito obrigado pelas palavras..

    ?

    Desconhecido Quinta, 23 de fevereiro de 2017, 11h04min

    Bom dia Rui, eu novamente aqui precisando de sua ajuda. É o seguinte recebi um email da Empresa dia 22/02/2017 com o seguinte conteudo;Referente o valor que você tem de débito com a loja é de R$ 2.770,97 referente as 6 notas promissórias, infelizmente não trabalhamos com boleto bancário mas posso te passar uma conta para depósito. Também já gostaria de avisá-la que a audiência deste processo já está com data marcada para o dia 03/05/2017 16:30 H. Caso seja de sua vontade podemos cancelar a audiência desde que o valor em aberto esteja quitado uma semana antes da data a cima citada. Rui, eu não tenho condições de pagar este valor. Além do mais o valor real de cada promissória é $285,00 ou seja são 6 promissórias cada$285,00 vencimentos 10/05/2014 a 10/10/204, que daria um total de 1.710,00. Por favor Rui me diga me oriente o que devo fazer, como devo proceder apartir da resposta dada pela Empresa, levando em consideração que de fato não tenho condições de pagar o valor de $2.770,97, e tambem não acho tão seguro fazer qualquer deposito, sem garantia por parte da empresa de que será dado baixa. Estou pensando em responder ao email lançando uma proposta que cabe no meu bolso, e se caso eles não aceitarem então não farei mais nada e ponto final. Estarei aguardadndo uma resposta da sua parte Rui, pra que eu possa entrar em contato ou não com a Empresa.Saiba que você muito tem me ajudado inclusive estou bem tranquila quanto a esta situação. Muito obrigada mesmo.
    Quero ainda resaltar que; foram um total de 9 Promissórias a primeira com vencimento 10/02 $800,00 e as com vencimentos de 10/03 a 10/04 cada $285,00 foram pagas pela pssoa para quem financiei o carro, e ainda foi pagopela pessoa um cheque com vencimento no dia 01/02/2014 no valor de $500,00.Então o Total da entrada foi $ 3.580,00 - 1.870,00(refrent ao valor que foi pago)= 1.710, que é o valor do débito que ficou em aberto na loja, referente as 6 promissorias no vaor cada de $285,00.

    R

    rui barreto Quinta, 23 de fevereiro de 2017, 11h10min

    Olá Ana, não pague absolutamente nada, este boleto pode ser de ESTELIONATARIOS, me aguarde, estou saindo mas após as 15:00h eu revejo para você, fique tranquila.

    R

    rui barreto Quinta, 23 de fevereiro de 2017, 15h10min

    Bem, vamos lá Ana, em primeiro lugar antes de fazer qualquer oferta, peça para Empresa que esta com as Notas Promissórias para que eles enviem uma cópia da cada nota promissória que são no total 6 certo? esta será o primeiro passo para sabermos se "eles são eles mesmo" entendeu? isto eles não podem negar, pois é um direito seu, assim que receber estas cópias e você checar a autenticidade de suas assinaturas me chame novamente, vamos fazer certo mas da forma certa para não cair em nenhuma arapuca....fique tranquila, por mais que ameacem, do CHÃO ELES NÃO PASSAM, rsrs, faça isso e me retorne, tudo precisa ser feito legalmente para que não tenha nenhum efeito colateral, certo? abraços, te aguardo

    ?

    Desconhecido Quarta, 08 de março de 2017, 19h31min

    Boa noite Rui! Hoje a Empresa finalmente enviou via email a copia das promissórias, já chequei e ta tudo ok são elas mesmas,estão assinadas or mim e tambem pela pessoa a qual fnanciei o carro inclusive a pessoa tambem estar como emitente de cada promissória (consta o nome da pessoa). E Agora qual o proximo passo como disse eu não tenho como pagar o valor estão soliciando que é $2.770.97. Quero fazer uma proposta que caiba no meu bolso, e tenho duvdas sobre fazer qualquer deposito sem as promissorias estarem nas minhas mãos. Fico no aguardo

    R

    rui barreto Quinta, 09 de março de 2017, 8h49min

    Primeiramente calcule uma média de 1,90% ao mês referente ao juros de cada promissória começando do vencimento até este mês por exemplo, se der um valor exorbitante você simplesmente faça sua oferta dentro do orçamento que você pode, quanto as promissórias cada pagamento ou se for o total não deixe de colocar na observação do pagamento, TIPO, PAGAMENTO REALIZADO REFERENTE AS PROMISSÓRIAS DE NUMEROS.......COM DATAS DE VENCIMENTO EM ....... QUE ESTOU DANDO PLENA QUITAÇÃO COM A CONDORDANCIA DO EMITENTE DE DEVOLVER AS NOTAS PROMISSÓRIAS DEVIDAMENTE QUITADAS DENTRO DE UM PRAZO X..........ENTENDEU? FAZENDO ESTE PAGAMENTO E ENVIANDO A CÓPIA DO BOLETO DEVIDAMENTE PAGO PARA A LOJA, NÃO ESQUEÇA DE PEDIR A CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO E LEITURA OK? faça o calculo que você pode pagar, mande para eles e aguarde o pronunciamento......ET: ELES SÓMENTE VÃO ENVIAR A VOCE AS NOTAS ORIGINAIS DEPOIS DO PAGAMENTO, ISTO É NORMAL, PARA ISTO SE DOCUMENTE DE TODAS AS FORMAS ESTE PAGAMENTO CASO VOCE FOR FAZER E DEPOIS ME RETORNE..... abços

    ?

    Desconhecido Terça, 14 de março de 2017, 17h47min

    Boa tarde Rui. Fiz uma proposta para a Empresa e a resposta que tive hoje foi a seguinte, disseram queo Advogdda Empresa achou que não seria uma boa coisa pra empresa, porém o dono da empresa aceitou a proposta. Em fim a proposta foi aceita. Porém comojá te havia dito eles não trabalham com boleto bancario, me mandaram os dados da conta do banco. Tenho que depositar até o dia 16 deste mês foi o aodo que fiz e vou pagar de um só vêz. Então me diga como devo proceder. E tambem eles não tem como me confirmar o recebimento de leitura, e nem eu tenho como fazer. Rui, preciso e tenho que resolver isto até dia 16 pois irei dia 18 para o sertão e o local a onde estarei nem luz eletrica tem, permanecerei por varias semana por lá. Aguardo suas orientações pra que eu possa fazer o deposito

    R

    rui barreto Quinta, 16 de março de 2017, 18h59min

    Putz, eu estava em viagem e cheguei hoje, mas DESDE QUE O BOLETO ESTEJA COMO FAVORECIDO ESTA LOJA, EFETUE E PAGAMENTO E MANDE O COMPROVANTE VIA E-MAIL OU Watt, SOLICITANDO SUAS PROMISSÓRIAS DE VOLTA.......fique tranquila, você pagando ele nada mais podem fazer ok? me de noticias