Boa noite, tenho algumas dúvidas em relação a mudança de nome.

Suponhamos que eu tenha 25 anos e quero mudar meu nome de Tiagu para Tiagor, por exemplo. Sei que a mudança só ocorre para nomes constrangedores.. mas o meu caso se encaixa, pois como o exemplo citado acima, só tenho que mudar uma letra e acrescentar um R no final. Sendo assim, como proceder para mudança? Devo ir no cartório e solicitar a mudança por erro de grafia ou tenho que abrir uma ação judicial?

Outra dúvida é a seguinte: a numeração dos meus documentos , RG CPF CNH CTPS etc.. com a mudança do nome.. a numeração também muda? Uso a nota do enem para garantir bolsa pelo prouni.. posso perdê-la por alterar meu nome? já que para o sistema serei uma ''nova'' pessoa?

Por favor só responda se tiver certeza. Muito obrigado.

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 19 de fevereiro de 2017, 19h44min

    TIAGU

    No exemplo dado, é possível alterar o prenome TIAGU para TIAGO (TIAGOR jamais) através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. A numeração dos documentos não será alterada. Nem direitos e deveres. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc)

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Segunda, 20 de fevereiro de 2017, 9h27min

    Herbert obrigado por responder.. mas como citado acima eu só dei um exemplo. Meu nome não é Tiagu .. mas é semelhante o problema,, eu tenho que mudar a letra do final e acrescentar um R. Essa ação de retificação é só para troca de uma letra ou ao acrescentar + 1 letra no nome eu tenho que fazer outro processo?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 20 de fevereiro de 2017, 9h34min

    TIAGU

    Sei que foi um exemplo fictício. Mas respondi no sentido que é possível corrigir um nome com grafia errada para grafia correta. E não com grafia errada para outro com grafia errada. E sempre por processo judicial.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com