Olá, bom dia tenho 16 anos, e gostaria de saber se posso me emancipar, vamos lá

bom, minha história é a seguinte, eu fazia tudo o que meu pai queria (meus pais são separados). quando eu me assumi gay, meu pai me proibiu de sair, começou a me tratar super mal, e sempre me humilhava, okay ele resolveu respeitar minha escolha, mas ele ainda me trata como um lixo por conta dela, minha mãe não é muito presente, meu pai é meio explosivo e ele não gosta de sentar e conversar comigo, e eu tenho medo de ele me bater, como outras vezes ele ja bateu, esse ano eu acabei por repetir de ano na escola eu estou no 2° grau e era pra eu estar no 3°, eu pedi ao meu pai que me tirasse da escola, porque o lugar é muito mal administrado, pra ser uma etec. e eu tenho um pouco de dificuldades em seguir os estudos la, eu sou bem inteligente, mas reprovei por não conseguir acompanhar, meu pais e meus professores dizem que eu reprovei porque eu quis e por eu ser rebelde (não me considero rebelde, eu apenas gosto de ter meu pensamento, e nunca que eu quero provocar alguém), em hipótese alguma eu pedi para largar os estudos, eu quero estudar, é um dever meu, mas lá eu não consigo, okay, meu pai quase me espancou quando eu chamei ele pra conversar, e eu também não estou frequentando a escola, sei que isso é um grande erro, mas eu não aguento ficar lá.  Meu pai sempre faz joguinhos comigo e nunca quer conversar, ele não me deixa sair, se deixa é quase nunca, agora então que ele não deixa mesmo, ele não me permite expor o que eu sinto, o que eu gosto, eu faço tudo que ele quer, ele não me  permite ter minha fé (sou umbandista), não me permite frequentar o terreiro, esses dias minha vó pegou meu terço, quebrou e colocou nas minhas coisas, e minha tia disse que se eu chegasse com roupa de santo (trajes religiosos) em casa, ela quebraria minha cabeça com um pedaço de pau(eles são protestantes), eu basicamente tenho medo, a qualquer momento posso ser espancado ou morto, sei que minha palavra não tem muitos efeitos, pois eu sou menor, as eu tenho amigos, que viram quando meu pai me bate, ficam marcas no corpo, eu tenho medo de denunciar e tudo piorar, e o pior medo é ir pra um abrigo, eu só queria paz, eu arrumo emprego rápido como vendedor meus amigos cederam a casa deles para minha moradia, enquanto eu ajudo a pagar as contas, aluguel, eu me considero responsável, mas sem a colaboração dos meus responsáveis eu acredito que não posso dar inicio a emancipação, poderiam me ajudar com dicas, conselhos, qualquer coisa?

desde já grato

Respostas

    E

    Erika Gomes 344.962/SP Quarta, 22 de fevereiro de 2017, 13h19min

    Kevin,

    O seu caso é bem delicado, mas infelizmente é bem comum. Emancipação seria um processo muito difícil, ao menos que seus pais estivessem de acordo. Em relação as agressões físicas o que pode ser feito é uma denúncia no conselho tutelar, eles irão tentar mediar a situação, na minha opinião é o mais viável a ser feito no momento. No mais, vejo que é bem inteligente e sabe que é necessário estudar, ainda que seu pai não queira te mudar de escola, seu futuro depende dos estudos, como eu disse, quando o conselho tutelar intervém, situações deste tipo podem também ser resolvidas.
    Quanto ao relacionamento com seu pai e sua família, independente de religião, tente entender que a criação de algumas pessoas são tão engessadas que é difícil para elas aceitar ou até mesmo respeitar aquilo que não conhecem. Seja paciente, você está em uma fase da sua vida em que tudo é muito intenso, mas vai passar, logo terá 18 anos, o que não muda muita coisa, mas terá a maioridade civil. Enquanto isso você deve estudar, procurar estágios e atividades extracurriculares que te darão independência e direção para o futuro, se prepare o quanto antes para o mercado de trabalho, porque na realidade não é tão simples se sustentar sem a ajuda dos pais sendo tão jovem. Boa sorte!