Sou casado a uns 4 anos com comunhão de bens e tenho uma filha de 6 meses,trai minha mulher e ela descobriu estou querendo me divorciar para casar com a outra mas ainda n sai de casa por que estou sem condições mas a convivência e pessima.Nao temos casa o que comprei enquanto estava com ela foi um carro e uma moto não faço questão de nenhum objeto da casa.Ela queria que eu desse 15 mil para cooperar e ela comprar uma casa de 20 mil eu falei q ia da se a condição fosse que o carro e a moto ficassem para mim e ela desse o divórcio da forma amigável e eu pagaria a pensão da menina.Mas agora ela quer que eu der os 20 mil e eu disse que nao ia dar os 20 só os 15 naquelas condições,porque queria ajudar na casa pensando na minha filha e a minha situação e que fui demitido agora do trabalho com uma parte do dinheiro das minhas contas ia dar esses 15 mil para ela,mas nao vou dá os 20 mil porque preciso do dinheiro para ajeitar minha vida e queria fazer de um divórcio de uma forma mais amigável mas ela disse que ia me botar na justiça se não desse os 20 mil.A minha dúvida é se ela me colocar na justiça pelo fato de ter traido ela muda alguma coisa em relação aos meus direitos?ou pelo contrário tudo vai ser divido ate as coisas da casa entre os dois?e ela de certa forma vai acabar ate perdendo nesse caso?porque ate onde eu sei mesmo tendo traído tenho direito a metade de tudo e não me negaria claro a dar a pensão da minha filha mas não sou obrigado a da dinheiro ou uma casa para ela já que não sou um homem rico,faria isso pela minha filha e também seria um homem desempregado somente com o dinheiro das minhas contas e o seguro desemprego,recebia uma faixa d 2 mil era o meu salario por mes e tenho outra filha que dou pensão também.Queria uma sugestão do que posso fazer e se pelo fato de ter traido ela perco tudo ou não?Obrigado desde já!

Respostas

    G

    GabS Quinta, 23 de fevereiro de 2017, 13h17min

    Traição (apesar de falta de caráter) é um ato meramente pessoal, não interferindo em qualquer direito, você não perde nada. Como o regime de casamento foi comunhão de bens, tudo será dividido pela metade. Você não é obrigado a aceitar qualquer acordo de pagamentos em dinheiro também, apenas a pensão da menina. O ideal é judiciar esse divórcio de uma vez, já cominado com regulamentação de visitas e pensão da sua filha, assim você pode seguir sua vida.

    Camila Franciaine

    Camila Franciaine Quinta, 23 de fevereiro de 2017, 15h18min

    Vamos lá. Imagino que o seu "comunhão de bens" se refira a "comunhão parcial de bens".
    De acordo com o regime da comunhão parcial de bens, vocês devem dividir igualmente os bens adquiridos onerosamente na constância do casamento. Assim, sua esposa terá direito a metade do carro e metade da moto.
    A traição não muda em nada as regras do regime de bens, nem da parte alimentícia. Você não perderá o direito à sua parte dos bens e nem terá de pagar alimentos a ela por ter a traído. Neste ponto, não há qualquer preocupação.
    Agora pontos que podem ser levantados:
    - Se você a traiu de forma que a expôs a humilhação, ela pode entrar com ação de indenização por danos morais. Por exemplo, a traiu com alguém do trabalho dela e todo mundo sabia, menos ela. Agora se foi simplesmente uma traição, com uma pessoa aleatória e ela descobriu, então não cabe sequer indenização.
    - Você não tem que pagar alimentos a ela por conta da traição, mas, se ela não trabalha, se é você que sustenta a casa, provavelmente o juiz irá determinar a pensão por cerca de 3 a 6 meses, até que ela consiga se inserir novamente no mercado de trabalho. Se ela trabalha, então não há qualquer possibilidade de pensão para ela.

    Esperto ter ajudado.