Vendi um imóvel (terreno) no mês passado e pretendo usar o dinheiro para construir uma casa (primeiro imóvel residencial). O lucro obtido com a venda do terreno foi de R$50.000,00. Sei que o imposto por venda de imóvel pode ser isento em algumas situações, por exemplo: 1. venda de único imóvel no valor de até 440 mil (não é meu caso, pois possuo outros 2 terrenos além deste que vendi); 2. Usar o dinheiro da venda do imóvel para COMPRAR outro imóvel, em até 180 dias. Minha dúvida é, como não irei utilizar o dinheiro para comprar outro imóvel, porém, utilizarei para construir minha primeira casa, há a possibilidade de eu conseguir isenção do imposto pela venda do terreno?

Respostas

  • -1
    G

    Gabriel Segunda, 06 de março de 2017, 20h15min

    Primeiro é importante esclarecer que a isenção de IR é apenas para imóveis residenciais, e a Receita Federal não reconhece terrenos como imóveis residenciais.

    Entretanto, ainda assim, ela também não reconhece o direito à isenção do IR quando ao invés de comprar um imóvel a pessoa resolver construir um.