Sócio que quer sair da sociedade mas o outro sócio não quer liberá-lo
Quem puder me ajudar agradeço...
Eu tenho uma Empresa de pequeno porte, junto com mais um sócio, onde sou detentor de 30% das quotas e o meu sócio 70%. Venho tendo problemas de incompatibilidade e divergências. Venho tentando fazer a dissolução desta sociedade e o mesmo se nega a assinar o documento que declara a minha saída.
Assim pergunto a V.Sas. como devo proceder judicialmente neste caso, o mais rápido possível, pois estou preso a esta sociedade e não posso seguir minha vida como empresário individual.
Aguardo a inforamção de todos e lhes agradeço
Você possui mais de 1/4(25%), desta maneira você pode fazer o que você quiser sem a interferência dele, vender suas cotas, vender bens da empresa que correspondem à sua parcela na sociedade e depois dar baixa na junta Comercial. Me mande um e-mail dizendo qual o modelo societário (limitada, em nome comum,...) para lhe informar melhor.
ESTOU UM POUCO PERDIDA SEM SABER O QUE FAZER,MEU NOME É ERIKA E TENHO 25 ANOS, EMPRESTEI MEU NOME PARA UMA EMPRESA EM Q EU ERA FUNCIONARIA, UMA GRAFICA LTDA ME. FOI FEITA A ALTERAÇÃO CONTRATUAL E FICOU 20% NO MEU NOME E 80% PARA O SOCIO GERENTE. DEPOIS EU DESCOBRI QUE ELE FAZ DECLARAÇÃO MENSAL DE PRO LABORE DE R$900,00 EM MEU NOME DESDE JANEIRO 2002, SENDO QUE EU NUNCA RECEBI ISSO, E ELE EMITE NOTA FISCAL FRIA PRA TROCAR DUPLICATA NO BANCO, E ESTÁ DEVENDO UNS R$300.000,(TREZENTOS MIL REAIS)PARA A RECEITA FEDERAL. LOGO APOS FUI MANDADA EMBORA,O DONO DA GRAFICA ME CHAMOU ALGUMAS VEZEZ DE VOLTA E EM AGOSTO DE 2003 FEZ EU TIRAR UM CARRO NO MEU NOME, PARA A EMPRESA E LOGO EM SEGUIDA ME MANDOU EMBORA NOVAMENTE. JA IMPLOREI PRA ELE TIRAREM O MEU NOME, MAS ELE NEM ME DEIXAM ENTRAR NA EMPRESA E NÃO ATENDEM AS MINHAS LIGAÇÕES. EU NÃO TENHO DINHEIRO PARA PAGAR UM ADVOGADO, EXISTE ALGUMA OUTRA FORMA DE EU RESOLVER ISSO SEM ADVOGADO, OU SE EXISTE ALGUM ADVOGADO DO ESTADO Q EU NÃO PRECISE PAGAR?
Prezado Joao Henrique,
Você não é obrigado a ficar na sociedade. Esse é um direito dado à todos os sócios de qualquer sociedade. Como o senhor refere-se à quotas, presumo que se trata de uma LTDA., logo sua participação societária só poderia ser oferecida aos demais quotistas mas como só existem 2 sócios, tal sociedade deverá ser dissolvida já que o direito brasileiro não admite a unipessoalidade.
Enfim, direito de retirar-se o senhor tem e ninguém pode impedir. Procure um advogado para ele lhe orientar melhor sobre como proceder.
Caetano e Milton são os únicos sócios da Varela e Assunção Arquitetos Associados, sendo o primeiro possuidor de quotas representativas de 60% do seu capital social e o segundo, de 40%. A sociedade é administrada pelos dois sócios, e o contrato social determina que a representação da sociedade perante terceiros somente é válida quando realizada pelos dois sócios em conjunto. Em razão de problemas pessoais com Milton, Caetano passou a se negar a assinar qualquer documento da sociedade, o que pôs a continuidade da atividade em risco, uma vez que assinaram contrato para projetar um grande centro empresarial. Com base na situação exposta, responda, fundamentando na doutrina e legislação cabível: a) Que medidas poderá Milton tomar em relação a Caetano e quais as consequências para a sociedade? b) Para não perder as relações negociais da sociedade, Milton assina, sozinho, em nome da Sociedade, contratos que comprometem relevantes somas da sociedade. Como fica a responsabilidade para a sociedade e para Caetano, ainda vinculado à sociedade?
Olá tenho 20% de uma empresa de cinco sócios. Desde o inicio da sociedade eu iria fica Responsável da produção da empresa, como sou o mais novo tive certa hostilidade do outros sócios que me tiraram da minha função, me colocando em outra externa onde não me adaptei, deixando bem claro que dos cinco apenas dois trabalham em tempo integral sem ganhar nenhum centavo á dez meses, mediante a não me adaptar em outra função e também precisando de dinheiro para viver decidi procurar uma atividade que pudesse me sustentar. Isso causou revolta entre eles onde querem me tirar da sociedade. Sou obrigado a vender? Que sou apenas cotista e também demais sócios não trabalham de fato!
Olá boa noite, em 2011 trabalhei em uma empresa fiquei 4 meses só, o meu ex patrão é amigo da família , porém ele pediu meus dados pra mim entrar com 1% só, e conforme passasse 5 meses da data da abertura a empresa ele iria fazer a alteração, pq ele colocou eu e a filha dele, ela com 99% e eu 1% .... Sai da empresa e nisso não tive mais contato, só que pra minha surpresa o ano passado fui da entrada no seguro desemprego fui informada q meu dinheiro ficaria vinculado devido eu ser sócia de uma empresa.... É nesses 4 anos ele trabalhando com o meu nome e nunca me informou de nada.... Porém fui atrás dele expliquei td q tinha acontecido e exigi q ele tirasse meu nome da empresa , e do final do ano passado pra cá ele vive dando desculpas disse q tem q juntar 3.600,00 pra me tirar da empresa .... Eu queria saber como devo proceder não aguento mais isso obrigada