A

    AGNALDO CAZARI Sexta, 04 de janeiro de 2008, 15h10min

    Cara Patricia,

    Tive a sensação de que uma das partes envolvidas é você mesma, não é ?
    Mesmo assim, se não for, a gravação de uma conversa em que a gravaçao é feita por um dos interlocutores é lícita e, especialmente se contiver material que configure crime, poderá sim ser usada como início de provas.

    Abraços.

    R

    randolfo Sexta, 04 de janeiro de 2008, 20h21min

    é meio licito de provas, mas caso ele as utilize, tera que apresentar um laudo atestado por tecnico judicialmente habilitado, para a comprovação das vozes em questão, demanda tempo e dinheiro

    abraços

    V

    Vick Vitória Sábado, 05 de janeiro de 2008, 6h51min

    Patrícia, veja como este forum é interessante.

    Minha resposta vai de encontro à sua pergunta: GRAVAR DISCURÇÃO É ILEGAL?

    Gravar DISCURSÃO não é ilegal. Discursão no meu dicionário (particular, porque nos que publiquei, não é encontrado o termo, porque são estritamente jurídicos), é um discurso longo e monotono e, dirigido a um determinado número de pessoas, portanto público.

    Agora gravar DISCUSSÃO, é sim ilegal, porque se trata de assunto particular. Há situações em que a lei admite as gravações conseguidas ilicitamente, pois é sabido que se não for autorizada, pela outra parte, ou pelo judiciário, é considerada prova conseguida por meios ilícitos. Assim, se você, avisar, a outra parte, que tudo que ela falar vai estar sendo gravado e ainda assim continuar falando é sinal que implicitamente aceitou. Você já deve ter ouvido, quando liga para os tais de SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor) a interlocutora (geralmente é uma moça com voz maviosa na outra ponta da linha) que lhe diz: "para sua segurança, esta conversa estará sendo gravada". É evidente que não gravam nada, pois se gravassem, teriam que armazenar milhoes de CDs ou DVDs, ou ainda, disponibilizar um HD enorme para armazenar todas as "abobrinhas" que os consumidores falam...

    Em resumo: Gravar DISCURÇÃO (discursão) não é crime. Gravar DISCUSSÃO, sem autorização é sim crime e ilegal.

    Abraços e boa sorte.

    Jorge Candido
    www.coutoviana.hpg.ig.com.br
    [email protected]