Olá!Desejo muito trocar de nome por sofrer bullying e retirar o sobrenome da minha mãe, para acréscimo do sobrenome de meu pai e avô, em memoria do ultimo...O fato é que desejo manter meu codinome "Beatriz" e meu segundo nome, desejaria que fosse "Ávila"...Posso também conseguir o reconhecimento do sobrenome de uma tataravó, que é o sobrenome original da família por parte de mãe, entretanto, acabou se perdendo também? Logo, passaria a me chamar Beatriz Ávila(nome escolhido) Vieira(avô paterno e pai) Alcantra(tataravó materna)

Respostas

5

  • 0
    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 04 de março de 2017, 7h34min Editado

    LOLITA

    Não é possível excluir ou substituir nomes e sobrenomes. Mas é possível somente incluir sobrenomes de ascendentes através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc)

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

  • 0
    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sábado, 04 de março de 2017, 8h27min

    Olá Lolita,
    É possível requerer judicialmente a inclusão desejada através de ação de Retificação de Registro Civil com um advogado
    Att.
    Luciana Zoudine
    https://lucianazoudine.wix.com/advogada

  • 0
    ?

    Desconhecido Sábado, 04 de março de 2017, 17h05min

    é possível substituir o sobrenome?

  • 0
    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 04 de março de 2017, 17h25min

    LOLITA

    Seria possível se o sobrenome a ser substituído fosse constrangedor (= ridículo). No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc)

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

  • -1
    ?

    Desconhecido Sábado, 04 de março de 2017, 17h43min

    O sobrenome não chega a ser ridículo, é até comum. Todavia, causa constrangimento moral e principalmente, sentimental. O fato é que minha mãe manteve o sobrenome dela de solteira quando casou, e o mesmo está presente na minha certidão. Contudo, ela e meu pai estão em processo de separação, e ela pretende casar-se com outro. Particularmente, não vejo motivos para ficar com um sobrenome que não consigo me reconhecer, além do fato de que ele estará presente no nome do novo marido e como por diversas vezes já escutei, sou insignificante para ela, nessa situação....Neste caso, há possibilidades mediante os argumentos? É realmente bastante conflitante nossa situação familiar por diversos motivos, além de que sofri abandono desde criança, tanto físico quanto emocional.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.