Olá!Desejo muito trocar de nome por sofrer bullying e retirar o sobrenome da minha mãe, para acréscimo do sobrenome de meu pai e avô, em memoria do ultimo...O fato é que desejo manter meu codinome "Beatriz" e meu segundo nome, desejaria que fosse "Ávila"...Posso também conseguir o reconhecimento do sobrenome de uma tataravó, que é o sobrenome original da família por parte de mãe, entretanto, acabou se perdendo também? Logo, passaria a me chamar Beatriz Ávila(nome escolhido) Vieira(avô paterno e pai) Alcantra(tataravó materna)

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 04 de março de 2017, 7h34min Editado

    LOLITA

    Não é possível excluir ou substituir nomes e sobrenomes. Mas é possível somente incluir sobrenomes de ascendentes através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc)

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sábado, 04 de março de 2017, 8h27min

    Olá Lolita,
    É possível requerer judicialmente a inclusão desejada através de ação de Retificação de Registro Civil com um advogado
    Att.
    Luciana Zoudine
    https://lucianazoudine.wix.com/advogada

    ?

    Desconhecido Sábado, 04 de março de 2017, 17h05min

    é possível substituir o sobrenome?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 04 de março de 2017, 17h25min

    LOLITA

    Seria possível se o sobrenome a ser substituído fosse constrangedor (= ridículo). No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc)

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

  • -1
    ?

    Desconhecido Sábado, 04 de março de 2017, 17h43min

    O sobrenome não chega a ser ridículo, é até comum. Todavia, causa constrangimento moral e principalmente, sentimental. O fato é que minha mãe manteve o sobrenome dela de solteira quando casou, e o mesmo está presente na minha certidão. Contudo, ela e meu pai estão em processo de separação, e ela pretende casar-se com outro. Particularmente, não vejo motivos para ficar com um sobrenome que não consigo me reconhecer, além do fato de que ele estará presente no nome do novo marido e como por diversas vezes já escutei, sou insignificante para ela, nessa situação....Neste caso, há possibilidades mediante os argumentos? É realmente bastante conflitante nossa situação familiar por diversos motivos, além de que sofri abandono desde criança, tanto físico quanto emocional.