prescrição de divida em banco
fui avalista do meu marido (pessoa fisica) e juridica (era sócia), mas quebramos e ficamos individados, o banco protestou, não temos bens, não temos nada ...... a não ser divida. A divida do banco prescreve em 5 anos? ou só o nome sai do SPC E SERASA
Josy se a dívida for paga em juizo ou não o seu nome deve ficar limpo, a empresa credora tem por obrigação retirar o seu nome dos orgão de proteção ao crédito, caso não façam isso, você pode entrar com uma ação no Juizado especial de causas comuns o JEC, mais conhecido como Juizado de pequenas causas, não precisando de advogado caso o valor da causa seja até 20 salários minimos e fazer a sua queixa, la eles saberam qual tipo de ação propor, você fará o relato a eles e eles farão na hora a petição e você receberá uma cópia ja com a data da audiência marcada, creio que nesse caso, que você efetuou o pagamento e a empresa não retirou seu nome do Serasa você entraria com uma ação de inexistência de divida com pedido de Tutela antecipada.
Quanto a ter problemas quando for abrir sua empresa por ter pago uma dívida em juizo isso não precede,não existe isso, mesmo que esteja com nome no SPC ou Serasa não impede abertura de empresa.
Espero ter ajudado.
Miguel,
Ninguém pode prender ninguém por inadimplência, o que deve estar ocorrendo é que o carro ajuizou a dívida, está cobrando judicialmente, para isso é preciso que você seja citado, tome ciencia da ação de cobrança para que possa se defender, por isso o oficial de justiça o procurou, foi para notifica-lo e não para prende-lo, pode ficar tranquilo, vá à audiência marcada e la você diz que no momento não pode pagar a dívida, que não tem condições....
Pelo que pude perceber falando direto com estas empresas de financiamento, trata-se de um procedimento interno deles:
1) Se você faz a entrega amigável, eles vão vender o veículo, abater o valor conseguido da sua dívida e cobrar o restante, amigavelmente. Não entrarão com ação judicial. Assim, esse tal saldo devedor fica por mais 5 anos.
2) Se você deixa acontecer a busca e apreensão eles vão adicionar um monte de encargos (guincho, etc) e vão cobrar o débito judicialmente.
Não há vedação legal a tais práticas.
Tive uma empresa que quebrou, na imensa vontade de tentar salvá-la pegamos um emprestimo na nossa caixa que era o atual banco da empresa, HOJE TENHO UMA AÇÃO JUDICIAL EXECUTADA porem nao tenho nenhum bem, oficiais de justiça estão atrás de mim porem ainda não os encontrei ( ou vice cersa), o juiz não da prazo para arquivar este tipo de dívida, ela nunca prescreve? Obrigado a todos
Caro Rodrigo Lesani;
1 - Se você não tem bens a penhorar nada acontecerá, no entanto, os credores, no caso, o banco, poderá pedir ao juiz que busque valores em sua conta corrente por intermédio de um procedimento que se chama BACEN-JUD. Eles localizam qualquer conta sua no país, inclusive poupança. Entretanto, na poupança somente poderá ser bloqueado valor que você tenha que seja superior a 40 salários mínimos, seriam aproximadamente 20.000,00 (vinte mil reais). Ex: se vc tiver 25.000,00 na poupança eles poderão penhorar 5.000,00. Também a lei proibe penhorar valores depositados, mesmo em conta corrente, que sejam de origem salarial.
2 - não existe prazo para arquivar essa dívida, ela vai continuar porque o banco credor vai tentar receber.
Abraços
Max ([email protected])
Caro Jorge Carioca;
A anotação deve sair em 5 anos após a entrada no SPC/SERASA. Faça nova consulta no SPC/SERASA e veja a data da inclusão, conte cinco anos e verá que ela deve sair no dia seguinte a este aniversário de 5 anos. Caso já tenha os cinco anos e não saiu, procure orientação de um advogado.
Abraços
Max ([email protected])
Caro Jorge Carioca;
A anotação deve sair em 5 anos após a entrada no SPC/SERASA. Faça nova consulta no SPC/SERASA e veja a data da inclusão, conte cinco anos e verá que ela deve sair no dia seguinte a este aniversário de 5 anos. Caso já tenha os cinco anos e não saiu, procure orientação de um advogado.
Abraços
Max ([email protected])
Caro Miguel Silva;
Não sei se já resolveu seu problema, pois só hoje tomei conhecimento de sua consulta. Entretanto lhe afirmo que ninguém pode ser preso por dívidas, com exceção de pensão alimentícia, que não é o seu caso.
Abraços
Max ([email protected])
Tinha uma divida com o banco Real, já se passaram sete anos, meu nome esta limpo no SPC e no Serasa, porem a Betacred disse que comprou a divida do banco Real e fica me ligando para cobrar esta divida. Gostaria de saber se eles podem fazer esse tipo de cobrança, e se eles podem colocar meu nome no SPC de novo.
Dívida vencida há mais de 5 anos, portanto, prescrita. O nome do devedor não está mais no serasa. O banco poderá ingressar com ação monitória para cobrar a dívida? A prescrição da dívida pode ser o argumento de defesa do devedor? A dívida é relativa a conta de cheque especial e cdc. Agruardo resposta. Obrigado.
Bom dia, em 2004 contrai uma divida com o Banco Mercantil do Brasil no valor de R$1.190,00. Um ano depois quando tentei pagar a divida já era de 17 mil, não consegui pagar. Em 2007 o banco entrou na justiça fazendo a cobraça, quando ví o processo tomei conhecimento que a divida era de mais de 85 mil, então nunca fui em nenhuma audiencia, outro dia soube que o banco pediu penhora de bens e munha conta na CEF foi bloqueada com R$50,00 eu não vou pagar este valor astromico nem que me prendão, hoje nada tenho em meu nome, preciso saber por quanto tempo a justiça vai ficar procurando béns para penhorar? e se esta divida vai prescrever? Por favor me respondão. Obrigado e votos de $uce$$o [email protected]