REPRESTINAÇÃO

Há 18 anos ·
Link

A respeito da REPRESTINAÇÃO no Direito Constitucional Brasileiro, tal fenomeno e admitido em nosso ordenamento juridico?

1 Resposta
eldo luis andrade
Há 18 anos ·
Link

Sim. Mas somente a repristinação expressa. Aquela em que uma norma (lei, emenda constitucional, etc) tem um dos dispositivos determinando o retorno da vigencia de dispositivo da legislação anteriormente revogado por norma de igual hierarquia. Ex: lei A tem dispositivo revogado pela lei B em um de seus dispositivos desta última. Tempos depois a lei C revoga o dispositivo revogador da B ou mesmo revoga por inteiro a lei B. Não haverá a repristinação do dispositivo revogado de A. Somente se a lei C tiver dispositivo cuja redação determine a volta da vigencia do dispositivo de A é que haverá a repristinação, ou seja, a volta de dispositivo legal revogado pela revogação da lei revogadora, no caso a B.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos