Tenho 38 anos e contribui por treze anos ao inss, e agora fui acometida por um cancer de mama, tendo que me submeter a mastectomia (retirada total da mama) e a linfadenectomia (esvaziamento axilar) as quais me deixaram com limitações no membro superior esquerdo, dor, rigidez e perda da força. Atualmente exercia a profissão de esteticista onde esforço com os braços fazem parte do exercício da função. Estou afastada desde o início do tratamento (quimioterapia,cirurgias e radioterapia) e o auxilio doença encerra agora no final de fevereiro, mas apesar do controle da doença (até o momento sem rescidivas) fiquei com sequelas do tratamento. Tenho direito a aposentadoria?

Respostas

    M

    Maria Eunice Rodrigues Sexta, 20 de julho de 2012, 21h39min

    Oi, Ro. Não tenho nada além dos laudos: do oncologista e do neurologista. Estou bem no início da batalha, procurando me "munir" do máximo possível de informação. Vc pode me dar mais alguma? Mt obrigada. Boa noite!

    I

    InteressadoEmDireito Sábado, 21 de julho de 2012, 9h36min

    Olá Maria Eunice!

    Essa parte de ser uma pessoa normal e como consequencia uma enfermidade e com ela vir sequelas definitivas passei por isso tbem.

    Eu sempre trabalhei desde dos 17 anos, apos 23 anos fui diagnosticada com LER/DORT até que com essa siglas não me espantava muito mas o estrago que fez no meu corpo fisico foram itensas, perdi 70% dos movimentos do meu braço direito.

    Tanto eu quanto a medicina tentamos de tudo, cirgurcias, tratamento para dores, remedios e tudo que mais vc pensar tbem tentei (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk).

    Infelizmente as sequelas são definitivas, após o tombo da sequela que eu não seria mais a mesma, tratamento psicologicos e psiquiatricos iniciei a aceitação e com ela a ansia de saber se eu pertencia ao grupo de deficiente fisico.

    Não há uma lei especifica que decreta as pessoas como deficientes fisicas, isso vai depender da sua paciencia e coragem de ir atras.

    Comecei a descobrir quais era os direitos dos deficientes fisicos e com isso a caminhada de conquistar um por um.

    Primeiramente foi a carteira de motorista que como vc tbem não tenho força no meu braço direito, ai a carteira de motorista saiu com classe "B" e qualificação para deficiente fisico.

    Outra caminhada foi a conquista para comprar o carro com as isençoes no total 28% de desconto nos carros zeros, com isso, não se paga IPVA e caso vc more na cidade de São Paulo o rodizio é liberado.

    Outro item que tbem consegui foi a isenção de tarifaria de onibus, metro e trem no estado de SP.

    Outra coisa que tbem tenho direito e o PASSE LIVRE que tenho o direito de viajar de graça entre estados. Mas a lei não preve viagens de avião o resto ta incluso, não se paga nada.

    Outro item que tbem temos direito e a isenção do IPTU.

    Outro item que esse apesar da lei ser clara mas dá varias interpretações e a isenção do imposto de renda, essa entrei com processo via advogado.

    Após todos os direitos quem é o medico que ira disser que vc não é deficiente fisica.

    Eu comecei pelas leis, pois logo percebi que seria dificil alguem disser se eu era ou não.

    Ai com documentos em não de funcionarios publicos.....ninguem pode desmentir.....

    Outra coisa vc tem direito ao auxilio doença da previdencia sabe o que é?

    Qualquer duvida estou à disposição.

    Há não ninguem especialista em leis deficiente fisico por isso é tão dificil as pessoas entender o que sei e pela propria caminhada.

    abraços

    M

    Maria Eunice Rodrigues Sábado, 21 de julho de 2012, 17h13min

    Oi, Ro. Valeu pelas dicas. Em qual ou quais órgãos vc foi para conseguir o passe livre?
    Mt obrigada. No aguardo, Maria Eunice

    I

    InteressadoEmDireito Sábado, 21 de julho de 2012, 18h45min

    Então o passe livre é direto em Brasilia...

    Me passa o seu email que mando os formularios necessários.

    abraços

    M

    Maria Eunice Rodrigues Domingo, 29 de julho de 2012, 19h38min

    Olá, Ro. Estive viajando por esses dias e me "desconectei". Mas, vamos lá: meu e-mail é [email protected]. Agradeço sua atenção. Abençoada semana.

    I

    InteressadoEmDireito Terça, 31 de julho de 2012, 9h43min

    Olá Maria Eunice!

    Já passei o email.

    abraços

    P

    prasandraborges Quinta, 13 de fevereiro de 2014, 21h39min

    solange camargo da silva, poderia me passar o nome do advogado e email de contato dele pra eu entrar com meu pedido de aposentadoria? aguardo no meu email : [email protected], o seu retorno

    Grata