PERÍCIAS MÉDICAS DO INSS
È lamentável ouvir e acompanhar a todo momento acusações alarmantes, tendenciosas e simplistas, dirigidas aos contribuintes da Previdência Social quando sob cumprimento da autarquia às obrigações ao Auxílio-Doença, Auxílio-Acidente e Aposentadoria por Invalidez.Cidadãos incapacitados para o trabalho são usados como bode expiatório, ocultando a deficiência tecnico-administrativa, adjetivados de forma pejorativa "preguiçosos, mentirosos, oportunistas etc.... e em moda agressores de médicos, novo artifício a conquistarem para entregar laudos ilegalmente, por terceiros ou pelo correio.
Sem generalizar, é reconhecido que a "qualidade de atendimento e serviços" dos funcionários e médicos é abusiva, ferindo os preceitos da dignidade de qualquer pessoa normal. Se há desequilibrio, é mais uma amostra de falta de competência ao atendimento publico. É tanto abuso na área de relações publicas que nestes setores onde ocorrem manifestações extremas de desagrado por alguns segurados: amostras que são ostentadas pelos peritos como troféus de submissão e sofrimento.
Trabalhadores fragilizados, acusados sem critério como responsáveis e culpados pelas reveladoras estatísticas da Previdência, normalmente incapazes de se defender dos ataques de "maus" perítos, que negam encarar a realidade e suas obrigações profissionais. Ouvimos a todo momento medidas restritivas aos beneficiários, reduzindo toda sorte de direitos.São temas e propostas, em maior evidência pelo Forum da Previdência. Se nota que doentes e idosos são "problema" para Previdência.
È oportuno alertar que é anormal uma pessoa sadia desejar ser doente ou inválida, isto em si, quando ocorre já é uma patologia. Essas pessoas devem ser assistidas de forma competente por médicos.Repugnante e antiético levar ao pânico de forma generalizada, cidadãos incapacitados, aterrorizando com o corte do benefício, pessoas de bem e em dia com as obrigações previdenciárias,vitímas de doenças ou invalidez, atiçadas por Peritos arrogantes, famosos pelos maus-tratos nos ambulatórios do Inss.
A maior anomalia imposta aos cidadãos "encostados" é agenciada pela Perícia Médica, Médicos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, não se importando que para atingirem seus desígnos tenham que abrir mão da ética como indivíduo e como médico, por interesse financeiro, acumulam quantos empregos quiserem,e exigem todas as prerrogativas de funcionários públicos. Os cidadãos exigem a muito: Apuração e acionamento jurìdico pelo Ministério Público, Conselho Federal de Medicina. Em uma outra oportunidade vou passar aqui as normas específicas para médicos que atendem o trabalhador e alguns tópicos do Manual de Perícia Médica da Previdência Social.
BRITTO pergunta, Mas por que uma pessoa aposentada por invalidez deveria ter seu benefício suspenso?
Hauschild: responde. Porque essa pessoa pode se reabilitar para exercer sua atividade ou se readaptar para outra. A avaliação médica é permanente, mas tem de ser revisada a cada dois anos. Já vi inúmeras pessoas se reabilitarem e tenho certeza de que milhares também poderiam voltar a trabalhar. Os pagamentos por invalidez são feitos a 2,7 milhões de pessoas ou quase 10% de todos os benefícios... o jornal o popular goiania go
BRITTO pergunta vc nao acha que a maior fraudes esta dentro da previdencia ?
Hauschild. responde. Nossa principal ação é em prevenção, com melhores sistemas eletrônicos. Eles monitoram fluxos fora do esperado. Fortalecemos a ação de pesquisa estratégica da Previdência (APE) e atuamos ativamente assim que percebemos indícios. Os casos citados são muito característicos, de documentos falsos. Por mais que trabalhemos na redução das fraudes, nunca vamos acabar com elas. A inteligência do fraudador também evolui, como a nossa. Mas percebemos que, de um tempo para cá, as fraudes já não têm impactos gigantescos, como o caso Jorgina (Maria de Freitas Fernandes, cuja quadrilha fraudou R$ 1,2 bilhão do INSS, em valor atual, nos anos 80). São mais localizadas, de impacto econômico ainda grande, mas nada a ver com ações do passado. Quanto mais atuamos, mais minimizamos isso.
Bom dia Dr. Britto/Goiania!
Dia 04/10/2011 irei fazer uma perícia do INSS. Meu atestado começou em 19/08/11, mas só consegui marcar perícia para esta data. Gostaria de saber o seguinte: se eu fizer o pedido para o perito para uma aposentadoria por invalidez (estou com Lupus ativo, Tenossinovite em ambas as mão e braços, Insuficiência Renal Leve - tenho só um rim, pois o outro já foi até retirado - Depressão (estou tendo alucinações), Hipertensão Pulmonar leve e HAS de difícil controle), eu fico sem receber benefício até a resposta? e se me for negada (como já sabemos que sempre acontece), como farei para receber o auxílio-doença? ou eu devo primeiro entrar de auxílio e depois pedir a aposentadoria administrativamente? neste caso tbem é suspenso o benefício? ou devo procurar um advogado previdenciário? desde 2007 venho tendo licenças pelo mesmo motivo: o Lúpus e a depressão. Este ano de 2011, foi o ano em que mais trabalhei, 7 meses seguidos. Agora já estou novamente com um atestado de 30 dias dado em 19/08/11 e outro de 120 dias dado em 26/09/11. Até hoje nunca tive um pedido de licença negado. Já estou cansada e bastante doente. Preciso de uma orientação. Como devo fazer?!!
Obrigada, NLindolfo.
Normalmente o processo para a requisição da aposentadoria por invalidez é feito através do pedido de auxilio doença, que se transforma em aposentadoria durante a avaliação pericial vc pode e deve pedir a sua aposentadoria conversa com o perito tira as suas duvidas quem sabe que na segunda pericia ele pode avaliar vc para aposentadoria se nao tiver sucesso, procura o juizado federal... volte para dar notícias. Um abraço!
NLindolfo Normalmente o processo para a requisição da aposentadoria por invalidez é feito através do pedido de auxilio doença, que se transforma em aposentadoria durante a avaliação pericial vc pode e deve pedir a sua aposentadoria conversa com o perito tira as suas duvidas quem sabe que na segunda pericia ele pode avaliar vc para aposentadoria se nao tiver sucesso, procura o juizado federal... volte para dar notícias. Um abraço!
Dr. BRITTO/GOIANIA, o INSS pode conceder R2 ao segurado em auxilio doença inumeras vezes?? ou há um limite de para concessão deste resultado?? eu pergunto porque já estou há 07 (sete) anos afastado pelo INSS pelo auxilio doença acidentário (B91), já passei pelo R2 em 2007, no retorno fiz nova pericia e me deram mais 01 (hum) ano e me encaminharam para REABILITAÇÃO PROFISSIONAL, não fui aceito pelo programa me encaminharam novamente para o auxilio doença, fiz nova pericia e o perito me encaminhou a aposentadoria (art 43, 71, 78 do art 3048 de 06/5/1999) aguardamos uma carta que chegaria com 30 dias e já estamos há 180 dias e nada, minha esposa se dirigiu a agencia da PREVIDENCIA e ao puxar o HISMED constava lá limite até 23/03/2013 ou seja 02 (dois) anos, será que é outro R2??, os atendentes do INSS diz que o limite é dado para dar tempo ao médico gestor homologar ou não a aposentadoria, outros atendentes dizem que é o resultado oficial da pericia que foi negado minha aposentadoria, o que será??
MoKA. boa noite, Revisão em dois anos-R2 para sugestão de revisão em dois anos o Perito Médico deverá considerar a gravidade da doença/lesão e a probabilidade de recuperação da capacidade laborativa; os segurados com indicação de revisão em dois anos poderão ser encaminhados, pela Perícia Médica, ao Serviço Social para acompanhamento, encaminhamento aos recursos da comunidade, emissão de parecer social e outros recursos técnicos que se fizerem necessários; a Perícia Médica poderá, a qualquer tempo, convocar o segurado para nova avaliação pericial, em decorrência de ações gerenciais. o perito pode sim conceder R2 nao ha limite.
boa sorte fiquem co DEUS... qualquer duvidas. add [email protected]
Boa tarde, recebo o beneficio a mais de 1 ano, a cada 3 meses tem pericia, meu beneficio terminou 31/08 e a pericia foi marcada para 10/11, hj seria o dia de receber, fui no banco e não veio, liguei no 135 e me falaram para aguardar a pericia, mas sempre recebi antes mesmo de fazer a pericia, alguem pode me dizer se mudou alguma coisa, pois não estou conseguindo receber esse mes.
obrigado pela ajuda
Ei Dr.Britto...não consegui adicionar ( [email protected]) ...será que estava viajando estes dias!!?? Se vier prá cá(SP) avise...! Abraços
Boa tarde,Dr Britto escrevi o exposto acima porque simplesmente errei uma palavra ,no meu post e o mesmo me corrigiu de forma assintosa e mesmo pueril,entendo ser esse site que muitos procuram para sanar dúvidas,enclusive eu,na minha opinião quem não soma atrapalha,se o Sr Dr britto procurar nas postagens anteriores verá a veracidade do meu exposto mas enfim não sou homem de ficar de disse-disse e quero evitar dissabores e para mim está encerrado esse assunto,obrigado.