È lamentável ouvir e acompanhar a todo momento acusações alarmantes, tendenciosas e simplistas, dirigidas aos contribuintes da Previdência Social quando sob cumprimento da autarquia às obrigações ao Auxílio-Doença, Auxílio-Acidente e Aposentadoria por Invalidez.Cidadãos incapacitados para o trabalho são usados como bode expiatório, ocultando a deficiência tecnico-administrativa, adjetivados de forma pejorativa "preguiçosos, mentirosos, oportunistas etc.... e em moda agressores de médicos, novo artifício a conquistarem para entregar laudos ilegalmente, por terceiros ou pelo correio.

Sem generalizar, é reconhecido que a "qualidade de atendimento e serviços" dos funcionários e médicos é abusiva, ferindo os preceitos da dignidade de qualquer pessoa normal. Se há desequilibrio, é mais uma amostra de falta de competência ao atendimento publico. É tanto abuso na área de relações publicas que nestes setores onde ocorrem manifestações extremas de desagrado por alguns segurados: amostras que são ostentadas pelos peritos como troféus de submissão e sofrimento.

Trabalhadores fragilizados, acusados sem critério como responsáveis e culpados pelas reveladoras estatísticas da Previdência, normalmente incapazes de se defender dos ataques de "maus" perítos, que negam encarar a realidade e suas obrigações profissionais. Ouvimos a todo momento medidas restritivas aos beneficiários, reduzindo toda sorte de direitos.São temas e propostas, em maior evidência pelo Forum da Previdência. Se nota que doentes e idosos são "problema" para Previdência.

È oportuno alertar que é anormal uma pessoa sadia desejar ser doente ou inválida, isto em si, quando ocorre já é uma patologia. Essas pessoas devem ser assistidas de forma competente por médicos.Repugnante e antiético levar ao pânico de forma generalizada, cidadãos incapacitados, aterrorizando com o corte do benefício, pessoas de bem e em dia com as obrigações previdenciárias,vitímas de doenças ou invalidez, atiçadas por Peritos arrogantes, famosos pelos maus-tratos nos ambulatórios do Inss.

A maior anomalia imposta aos cidadãos "encostados" é agenciada pela Perícia Médica, Médicos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, não se importando que para atingirem seus desígnos tenham que abrir mão da ética como indivíduo e como médico, por interesse financeiro, acumulam quantos empregos quiserem,e exigem todas as prerrogativas de funcionários públicos. Os cidadãos exigem a muito: Apuração e acionamento jurìdico pelo Ministério Público, Conselho Federal de Medicina. Em uma outra oportunidade vou passar aqui as normas específicas para médicos que atendem o trabalhador e alguns tópicos do Manual de Perícia Médica da Previdência Social.

Respostas

    O

    Orlei Araújo Padilha Quinta, 21 de fevereiro de 2008, 5h11min

    Pequeno manual de procedimento do beneficiário do inss

    1-ao realizar as perícias você tem o direito de saber o nome do médico. Ao entrar na sala do perito solicite o nome do mesmo.é seu direito.Qualquer resistência do médico em declinar o nome é condenável.Até porque a cartilha da sáude indica que médicos enfermeiras e demais profissionais da saúde devem ter os nomes bem visíveis no crachá para que possa saber identificá-los. Médico perito não deixa de ser profissional da saúde!
    2-peça para que o medico lhe permita saber o que está no seu prontuário do inss, de acordo com a carta dos direitos dos usuários da saúde, você tem direito a pedir para ver seu prontuário sempre que quiser. Se algum medicamento que voce toma periódica mente, ou alguma doença comprava da não estiver no prontuário questione, caso necessário recorra junto a ouvidoria.
    3-você nunca deve mentir ou dar informações erradas sobre seu estado de saúde
    4-trate com respeito os profissionais da saúde, resolva diferenças na justiça, não se alterque com médicos, não discuta, recorra a justiça se prejudicado.
    5-leia tudo que puder sobre a legislação previdenciária e sobre os protocolos médicos do inss. Torne-se um “professor” no assunto.Saiba da lei
    6-o médico não pode recusar qualquer atestado médico que voce apresentar sem causa ponderável.
    7-não aceite propostas para participar de esquemas. Denuncie, salvaguardando a sua integridade!

    Em caso de negativa de benefício

    1-imediatamente após o resultado negativo da perícia agende outra...
    2-apresente sua reclamação sobre a negativa de seu benefício na agência do inss local, pelo telefone e pela internet. Reclame em todas as instâncias que tiver alcance e não apenas em uma.
    3-se a situação for de flagrante desrespeito a sua condição de saúde abra um processo na vara federal da sua cidade, ou da cidade mais próxima. Este atendimento da justiça federal é gratuito. Lute!

    Em caso de retroativos retidos:

    1-estando no seu direito, cumprindo seus deveres peça o que é seu...
    Para não ficar sem esse retroativo após ter passado em uma perícia, retroativo este referente ao tempo de espera entre uma perícia e outra. Proceda assim:
    imediatamente após a perícia, tendo sido aprovado, confirmando a sua “aprovação”. Entre imediatamente com um deferimento pedindo seus retroativos.

    O formulário para este deferimento é fornecido pela própria agência do inss.

    2-não perca tempo para entrar com este pedido. Faça logo confirme seu novo beneficio.
    Preencha com os dados solicitados e faça uma requisição apontando os meses que você acha ter direito em receber.

    Se no dia do recebimento não vier seu retroativo,
    imediatamente faça novo deferimento, repita todo o processo anterior.

    3-se em 30 dias não receber vá direto a vara federal de sua cidade ou da cidade mais próxima e entre com uma ação contra o inss.

    Se em sua cidade ou em cidade próxima não existir vara federal, continue todo mês entrando com seu deferimento na agencia inss da sua localidade.Insista. Não desista.Você vai receber o que é seu!!!!!Proteste pelo tel e internet também!

    é trabalhoso...é...

    Mas para que deixar para trás o que lhe pertence????

    Final: abarrote os e-mails e telefones do inss com suas reclamações, estando certo reclame insistentemente. Faça o governo saber do seu descontentamento. Mostre que você é esclarecido.
    A maior reforma que a questão previdenciária necessita é a moral, em todos o sentidos.
    Tire cópias deste manual de procedimentos e divulgue o mais que puder entre pessoas amigas e peça que elas também divulguem. Cidadania também é fruto de consciência civil, mobilização e esclarecimento.

    Blog http://inss.Nireblog.Com

    R

    ROQUE DONIZETE RODRIGUES Quinta, 21 de fevereiro de 2008, 13h48min

    ANDRÉIA 1 , BOA NOITE , Ó SE VOCE LER esta discussão de cima , até antes de chefar na minha , tenho certeza que sera bem esclarecida, e tomara a atitude certa , vc vai ver coisa cabeluda!!! mais vera tambem orientações sérias e corretas fique tranquila, e vamo que vamo que da tudo certo. só esqueça do adiranuz que esse veio para pertubar , com todo aquele discursso de politico só se entregou, e disse o que todo mundo ja sabia...... nao sei porque fui me lembrar dele ???? sorte.
    um abraço

    A

    Andreia_1 Quinta, 21 de fevereiro de 2008, 14h03min

    Muito obrigada, só tem um probleminha eu me demiti e estava recebendo o beneficio e quando obtive alta nem tenho pra onde voltar, só que estou em tratamento e não tenho a minima condição de procurar trabalho, mesmo porque na minha situação vai ser dificíl alguma empresa me contratar viu.....................entrei em depressão grave pelo trabalho ja entrei com processo na justiça porque eu não poderia ter me demitido estando doente o que aconteceu comigo foi horrivel chama se assedio moral MESMO,meu ex diretor me dava toda as rewsponsabilidades da empresa e ai de mim se não fizesse, fora isso trabalhava de seunda a segunda das 7:00 as 23:00 eu entrei pra ser Assessora comercial quando me vi ja tava administrando uma filial sozinha,e depois aconteceu tanta coisa de ruim comigo na empresa me passaram a perna é uma longa historia terrivél terei minha primeira audiencia ainda mais esta perto.
    Dai minha depressão se agravou pq no começo eu me recusei a tomar os medicamentos ai piorei agora tó tratando de esquizofrenia, hoje me sinto melhor mas tomo muitos medicamentos para me estabilizar é horrivél

    A

    Andreia_1 Quinta, 21 de fevereiro de 2008, 14h05min

    Obrigada pela força Roque sei que vou precisar muito de site e das pessoas que vi seus comentários todos lutando por seus direitos, veja eu trabalhei por 18 anos contribuindo e agora que necessito fiz pericia e deram alta e eu ainda que nem tenho pra onde voltar,nunca havia utilizado nada da previdencia agora sei como é

    A

    Andreia_1 Quinta, 21 de fevereiro de 2008, 14h09min

    Gente! fiquem a vontade para opinar sobre meu depoimento o que vcs acham da minha historia é de verdade mesmo tá aconteceu mesmo comigo não to delirando não, nem queria colocar aqui minha doença pq se não ninguem mais vai levar eu a sério, mas é isso

    ?

    cristina bagatella Quinta, 21 de fevereiro de 2008, 14h12min

    Boa Noite para todos!!!!
    Graças a Deus estou começando ver na tv reportagens sobre o problema das
    perícias médicas. Ontem passou no sbt, hoje na globo, que bom que alguém está notando, devagar acredito que vamos conseguir o respeito que merecemos.
    A Previdência Social na concessão de benefícios como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, pode e deve ser rigorosa mais não injusta.

    A

    Andreia_1 Quinta, 21 de fevereiro de 2008, 14h13min

    Alguem ai sabe quanto tempo demora um processo de assedio moral ou anos???alguem sabe de algum caso que acabou bem??
    Obrigada

    R

    ROQUE DONIZETE RODRIGUES Quinta, 21 de fevereiro de 2008, 15h49min

    BOA NOITE DNA CRISTINA, eu li alguma coisa sobre isso , espero que o pessoal não afroche , pelo que eu vi ja estão querendo colocar espinho no caminho , mais , a coisa esta tão explicita que que alguem vai se tocar e tomar uma atitude , esperamos.....
    tchau

    R

    ROQUE DONIZETE RODRIGUES Quinta, 21 de fevereiro de 2008, 15h57min

    o Andréia, eu entendo sua situação, eu perdi varios empregos bons por causa de preconceitos , e desacatos , tinha dia que chegava em casa não podia olhar para ninguem , fui obrigado a pedir demissão , mais não deixei por menos , fiz me demitirem. e estou nessa. voltar pra onde , mais nem porisso vamos desistir , é ou não é ? força sempre.
    tchau, boa noite

    A

    Andreia_1 Quinta, 21 de fevereiro de 2008, 19h22min

    Roque boa noite pra vc tb,
    obrigada
    sei que vou conseguir sair dessa to lutando muito pra isso, faço terapia, vou a psquiatra e hoje tomo todos os medicamentos certinho ja to bem melhor, a unica coisa é que não poço ficar e nem sair sozinha, tenho laspso de memoria e outros foi isso que eu ganhei com a doença

    O

    Orlei Araújo Padilha Quinta, 21 de fevereiro de 2008, 20h03min

    Auxílio-doença
    INSS deve pagar pensão enquanto durar incapacidade
    Mesmo depois de ter parado de contribuir, trabalhador permanece amparado pela Previdência Social pelo período em que estiver incapaz. O entendimento é da Turma Nacional de Uniformização da Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais. Os juízes determinaram que a Turma Recursal de Santa Catarina volte a analisar o processo no qual um trabalhador pede para receber pensão da previdência.

    Para o relator da matéria, juiz federal Marcos Roberto Araújo dos Santos, a decisão de origem desrespeita a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, que determina a qualidade de segurado ao trabalhador incapaz.

    A Turma Recursal catarinense não reconheceu o direito ao auxílio-doença, por entender que a incapacidade veio quando ele não contribuía à Previdência.

    De acordo com o processo, o doente trabalhou entre abril de 1996 e março de 1998, mas começou a pagar o INSS em novembro de 2004 até fevereiro de 2005. O laudo da perícia atestou que o trabalhador tem doença degenerativa dos músculos, adquirida no início de1999. Mas, segundo o entendimento da TNU, mesmo após parar de contribuir ele mantém seus direitos de segurado pelo INSS.

    Processo 2006.72.95.000923-1

    Revista Consultor Jurídico, 27 de janeiro de 2008

    V

    Varlei_1 Sexta, 22 de fevereiro de 2008, 5h25min

    O inss se aproveita de uma grande da populacao ser humilde e desinformada de seus direitos, dentro dos postos do inss nao tem ninguem tambem para explicar os direitos do segurado, muitos recebem alta medica e voltam aos seus trabalhos mesmo doentes porque nao sabem que podem ter direito a reconsideracao ou reentrada no processo,nas pericias ouco muitas pessoas reclamarem a quem esta do lado, sempre falo a estas pessoas que telefone para 135, mande e-mails para inss, para televisao, contrate advogados , etc, a resposta e sempre a mesma, ( reclamar nao adianta ou se eu reclamar tenho medo de nao passar na pericia ) e assim que o segurado vive com medo do inss, devemos lembrar que quem paga os salarios destes ( peritos ) somos nos.
    Por favor reclamem, todos os canais de tv possuem fale conosco, reclamem para o 135, para o gabinete do ministro, seja la onde for, so assim talvez a situacao mude, parece que voltamos a ditadura militar dentro do inss.
    Alguem tem conhecimento de alguma associacao que defenda os direitos do segurado do inss? pois os medicos peritos se organizam em associacoes para resolver os problemas deles. Por favor reclamem ate cansar uma hora esta palhacada tem de acabar.

    P

    Paulino Sexta, 22 de fevereiro de 2008, 16h45min

    Varlei ao meu ver essa ditadura que você preconiza, está instalada desde Janeiro de 2003 com a posse do Lula lá!!!
    Lamentavelmente ainda não existe essa Associação que defenda os nossos direitos.
    Força sempre.

    M

    mariaalexandra vasques Sexta, 22 de fevereiro de 2008, 18h50min

    oi varlei, tbem concordo com vc, os idosos são os mais prejudicados tbem, porque nao tem informação, eu estou muito p........ da vida, faz 6 anos que estou em tratamento medico psiquiatra, necessito dos remedios regularmente pois se nao tenho crises, e fui na pericia no dia 15 levei meu laudo com todas as informações do meu tratamento incluindo a cid das doenças e vc acredita que o medico nem olhou no laudo, me fez algumas perguntas e depois me pediu para aguardar a chegada de uma carta em minha casa, mas eu liguei no 135 e meu auxilio que ja era pra ser transformado em aposentadora por invalidez foi cessado pela pericia medica, eles esqueceram da etica medica do juramento que fizeram estao se vendendo tbem , pois esta todo mundo comentando que eles estao recebendo uma gratificação por mais pacientes liberados. um absurdo isso, precisamos nos unir e começar a lutar pelos nossos direitos, eu ja remarquei um pedido de revisão mas vou ver e posso fazer um boletim de ocorrencia contra esse medico legista, na segunda feira vou ao inss e vou exigir os meus direitos, preciso desta quantia que recebo pois mantenho o meu tratamento com ela.

    O

    Orlei Araújo Padilha Sexta, 22 de fevereiro de 2008, 20h33min

    Pessoal precisamos de assinaturas...

    Implementação de investigação contra lesão aos trabalhadores e aos cofres da previdência na elaboração de perícias médicas em desacordo com os dispositivos legais. - benefícios auxílio doença x auxílio acidentário negando o nexo causal e suspendendo benefícios mesmo após lesões incapacitantes terem sido confirmadas por vários outros médicos e demonstradas em exames diversos.

    Http://www.Petitiononline.Com/b31xb91/petition.Html

    M

    M.SOL Sábado, 23 de fevereiro de 2008, 4h12min

    Pessoal me ajudem - Entrei em beneficio em nov/2006 em minha ultima pericia ha 06 meses atras - trocaram meu codigo de 91 para 31 - e na ultima pericia me indeferiram com codigo 31 - entrei com pedido de reconsideraçao e pedido de mudança de 31 para 91 de novo - me disseram que na pericia de reconsideraçao do dia 25/02 o perito podera mudar o codigo. Mas agora to assustada li ai que o sistema nao permite. Me ajudem o que devo fazer??????

    M

    M.SOL Sábado, 23 de fevereiro de 2008, 4h13min

    Oi CRIS recebeu meu ultimo email to esperando sua resposta. Ta tudo bem??

    A

    André Luft Sexta, 29 de fevereiro de 2008, 23h57min

    Pois é, vejo que muitos estão com depressão e tem um bobalhão que defende os peritos e o INSS, bom, vou dar uma idéia dos peritos, em 2004 entrei de laudo por auxílio-doença e fiquei té o final de 2007, novembro de 2004-dezembro de 2007, tenho o CID H 31.0, sou cego do olho esquerdo e enxergo de 30% á 40% no olho direito, fiquei sequelado pela toxopasmose em ambos os olhos e com descolamento de retina no olho "bom", está tudo cicatrizado, o que causa fotofobia, aversão a luz solar, mas os peritos, agora, atestam que não tenho nenhuma incapacidade para o trabalho, farei novamente o pedido de reconsideração em 03/03/2008, já entrei com uma ação na justiça federal e como vi, aqui, aqui que posso até denunciar os peritos que me atenderam e negaram as perícias, pois na última perícia, a perita até me deu um conselho:
    "entre na justiça, pois não posso te dar o benefício!"
    Ora bolas, se não pode atestar a minha doença, como pode indeferir?
    Pôxa vida, to na m... com tudo atrasado e vejo um zé-ruela ainda puxar o saco do INSS, é dose...só pode mesmo ser perito ou imperito, para defender uma instituição em que o maior mandatário foi aposentado devido a perda do dedo, mais importante, minguinho com 30 e poucos anos, te enxerga, pois eu não consigo.
    (escreve este post, Adriana, esposa de André Luft)

    J

    joão francisco dos santos Sábado, 01 de março de 2008, 2h17min

    BELAS PALAVRAS Adrianus, no entanto na pratica é outra coisa vc. deve ser um almofadinha, nunca pegou no pesado e provavelmente não tera os mesmos problemas que os demais usiarios dessa discussão tem.
    Provavelmente não passara por um médico perito, indeferindo um pedido de prorrogação e reconsideração de benefício, e posterior a essa decisão em outra pericia o mesmo atestar a incapacidade por um periodo de 24 dias para recuperação de protusão discal e degeneração, sendo que a mesma vem comprovadamente sendo tratada com fisoterapia a anos sem exito, ''isso que é seriedade''.
    O caro colega não sabe o que é levantar de manhã e não poder lavar o rosto em posição normal, creio até voce esta coberto de razão nós outros somos todos palhaços e não sabemos votar.
    É como o figueiredo falou um dia que sentiriamos saudades daquele tempo.
    Resumindo se meu caso fosse a falta de um dedo eu poderia até me aposentar por invalidez´e possivelmente até exercer um gargo público, ai sim serio tão ético quanto o caro colega

    E

    erick julien martins neves Terça, 04 de março de 2008, 13h54min

    Na Verdade! Os Médicos Peritos do INSS, trata o cidadão, que paga seus impostos, paga seu Carnê no INSS, paga o Salario de cada Médico que fica atras das mesas da Previdencia Social , como animais...pois não olha para a cara do paciente, são grossos com os pacientes, e Depois Coloca cartazes imensos em todos os estabelecimentos Publicos dizendo a seguinte frase...

    " DESACATAR UM FUNCIONARIO PUBLICO NO EXERCICIO DE SUA FUNÇÃO, É CRIME ...
    PENA DE 06(SEIS) MESES A 02(DOIS) ANOS DE PRISÃO E MULTA"
    Dai eu pergunto e se os funcionarios publicos desacatam o cidadão, o que acontece?