Olá. Recentemente minha namorada ficou em casa trancada por conta da mãe, suspeitamos que ela tenha feito de propósito com o intuito de impedir a filha de me encontrar- sou namorado da garota em questão- pois essa é a quinta vez que isso acontece em menos de 30 dias. A mãe vem sempre com desculpas de que tranca a casa com a chave da filha e a leva para o serviço por engano. Bom, nessa última semana isso aconteceu e ela pulou da janela do segundo andar do prédio para poder sair de casa e ir a aula, nisso, ela quebrou o pé e irá passar por cirurgia. A mãe mantém a guarda da filha, mas eu e o pai dela estamos pensando em fazer um B.O e se não me engano, isso pode ser considerado carcere. Podemos fazer isso ? E quais as consequências ? Ela perderá a guarda ? E se a filha não concordar com o que estamos fazendo e escolher defender a mãe por medo da mesma e das consequências ? Obrigado...

Respostas

    P

    pensador Quinta, 01 de junho de 2017, 14h25min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Prezado,

    Não posso falar pela sua pessoa.
    Eu tenho convicção que seja um dever cívico independente de ser sua namorada, participar e auxiliar a elucidação do caso e, contribuir para uma sociedade melhor.
    Como testemunha ocular tem o dever sim de comunicar a autoridade policial e relatar apenas fatos, nada de achismos.
    Relate exatamente como aconteceu e o que ouviu ou tem registrado.
    Não forme juízo de opinião acerca da genitora da sua namorada. Apenas relate fatos.

    No final, pode estar contribuindo para evitar que algo pior venha a acontecer.

    D

    Desconhecido Quarta, 31 de maio de 2017, 5h50min

    Vc não tem nenhuma legitimidade para processar a mãe dela. Não pode fazer bo algum e se ela a filha disser que foi um mero incidente vc vai acabar respondendo por denunciação caluniosa.

    ?

    Desconhecido Quarta, 31 de maio de 2017, 10h15min

    Eu não posso, mas e o pai?

    D

    Desconhecido Quarta, 31 de maio de 2017, 13h30min

    o pai até poderia, mas iria incidir no mesmo crime caso não prove o carcere privado

    ?

    Desconhecido Quarta, 31 de maio de 2017, 20h22min

    E os procedimentos ? A mãe seria investigada e já perderia a guarda ?

    D

    Desconhecido Quarta, 31 de maio de 2017, 20h24min

    Um processo longo para perder a guarda.

    ?

    Desconhecido Quinta, 01 de junho de 2017, 13h06min

    ela tendo que dar explicação já está de bom tamanho

    M

    Mark Quinta, 01 de junho de 2017, 13h17min

    Faz uma cópia da chave pra sua namorada e manda ela esconder. Só usar quando precisar. Mais simples impossível.

    P

    pensador Quinta, 01 de junho de 2017, 13h54min

    O caso parece grave. Se a mesma realmente sofreu fraturas por estar trancada em casa, entendo que qualquer particular pode fazer sim uma denúncia, aliás até o médico deveria notificar o conselho tutelar ou a polícia.

    Entendo que da próxima vez que a mesma se encontrar trancada, sendo menor de 18 anos, pode qualquer um chamar a autoridade policial para averiguar a situação. Caso confirmado a mãe responderá imediatamente por abandono sem prejuízo de outros crimes que porventura sejam apurados.

    Salvo melhor juízo,

    ?

    Desconhecido Quinta, 01 de junho de 2017, 14h02min

    Pensador, obrigado por uma resposta mais clara. O caso é realmente grave, a mãe não assumiu a culpa e nem sequer pediu desculpas a filha por ter feito isso, nem pra falar que trancou "sem querer"; então os médicos não sabem. Ela vai ser liberada do hospital hoje e está com uma placa no pé. O pai fará o B.O, e claro, processo demorado para perder a guarda, mas só do susto que ela vai levar ao ter que ir dar explicação...

    ?

    Desconhecido Quinta, 01 de junho de 2017, 14h03min

    O aconselhável é procurar um Juizado de Pequenas Causas?

    P

    pensador Quinta, 01 de junho de 2017, 14h07min

    Quem deveria ter relatado é a moça que sofreu as fraturas. Recomendo que a mesma vá à delegacia da mulher ou qualquer delegacia para registrar a ocorrência.

    Respondendo a segunda pergunta: não, o correto é ir até a delegacia e registrar a ocorrência, mas veja que dificulta muito se a menor não confirmar os fatos. Sugiro que tantas pessoas quantas souberem, além do pai, dirijam-se à delegacia, inclusive o consulente para registrar o fato junto à autoridade policial.

    D

    debora cristiane Quinta, 01 de junho de 2017, 14h09min

    Só não esqueçam também que,estamos vendo somente a versão do namorado.
    Não me parece que a mãe faria isso se estivesse tudo ok.
    Em princípio não está certo,mas essa pode ser uma mãe desesperada,tentando proteger a filha de si mesma.De vícios,de gravidez precoce,de más companhias.Qual a idade da menina,ela é sã?Pular do prédio é extremo.A mãe ompede da folha ir as aulas ?

    P

    pensador Quinta, 01 de junho de 2017, 14h09min

    Caso seja identificado que a menor por pressão física ou moral está impedida de dizer a verdade ou de qualquer forma constrangida, a autoridade policial poderá solicitar as medidas cabíveis para preservação da menor.

    ?

    Desconhecido Quinta, 01 de junho de 2017, 14h11min

    Sim sim, ela tem medo da mãe e estou com receio dela ficar com mais medo ainda e não querer confirmar. Ao menos ela sabe que se fizer isso o pai vai ter sérios problemas. Eu já tive várias conversas com ela, e vou ter a última para ter ctz se é isso mesmo que ela quer.
    Quem mais sabe o que realmente aconteceu é apenas o irmão mais velho e eu; nos não sabemos qual o pensamento do irmão quanto a isso

    P

    pensador Quinta, 01 de junho de 2017, 14h12min

    Prezada Sra. Debora,

    Irrelevante o motivo. Comete crime a genitora. Se o relato do namorado é ou não verídico, caberá a autoridade policial verificar. Estando supostamente em risco a integridade da menor, não há que se falar em denunciação caluniosa se de fato houve lesão corporal de natureza grave.

    Recomendo ainda por último, se houver inércia da autoridade policial por qualquer motivo, que se procure o Ministério Público no Fórum e se comunique diretamente ao Promotor.

    P

    pensador Quinta, 01 de junho de 2017, 14h15min

    Recomendo com veemência que o consulente se dirija à delegacia com o pai da menor, levante o nome do médico que atendeu a ocorrência, o nome do hospital, levante o nome das pessoas que participaram do atendimento, atendentes, enfermeiras etc. assim como testemunhas do fato da queda, porteiro, vizinhos, ambulância etc.
    Após apurado o caso deixa de estar na esfera da menor. Inclusive poderá ser a mesma direcionada a profissional da área de psicologia para avaliação.

    Saudações,

    ?

    Desconhecido Quinta, 01 de junho de 2017, 14h16min

    Eu estava digitando quase o mesmo para a Debora, mas desisti de dar explicação depois que li "a versão do namorado, gravidez precoce e saber se a filha é sã"

    ?

    Desconhecido Quinta, 01 de junho de 2017, 14h21min

    Obrigado. Só para encerrar, eu não tenho legitimidade alguma sobre a menor, você recomenda que eu participe do B.O ? Todos na minha casa são contra isso, falando que pode sobrar pra mim- como se alguém próximo a mãe fosse me ameaçar, ou eu ter que responder caso nada seja provado- e ser pior pra menina dentro de casa. Um detalhe que eu não sei se relatei na pergunta: eu recebi a mensagem via Whatsapp, eu a socorri dentro do prédio e liguei para o irmão buscar e levar para a emergência.
    A vizinha que forneceu gelo falou com a mãe que eu estava la, e ela não gostou de ter me visto no hospital indo fazer uma visita.