Meu filho fez uma cirurgia de catarata congênita com 1 ano e alguns meses em m hospital federal. A médica é pesquisadora e fez uma cirurgia experimental sem pedir nossa autorização. Depois descobrimos que ele foi o primeiro paciente a passar por este tipo de cirurgia. Neste caso cabe uma ação pedindo indenização?

Respostas

    M

    Mark Sexta, 23 de junho de 2017, 9h34min

    E o que aconteceu na operação? Deu certo?

    ?

    Desconhecido Sexta, 23 de junho de 2017, 12h38min

    A cirurgia ocorreu como o esperado, mas a médica não nos informou que era um procedimento experimental e nem que usaria os dados clínicos em sua pesquisa. Elá é professora de uma universidade federal. Descobrimos porque ela deixou escapar para um colega em meio a uma consulta.

    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Sexta, 23 de junho de 2017, 13h07min

    Ok. Mas pedirá indenização pelo que? Qual foi o prejuízo causado? Seu filho teve sequelas?
    Indenizações pressupõe que existam prejuízos que devem ser reparados.

    ?

    Desconhecido Sexta, 23 de junho de 2017, 14h32min

    A questão não é o resultado da cirurgia e sim o fato de ela fazer uma experiência que não autorizei, entenderam? Existiam métodos tradicionais e aceitos pela comunidade médica. Ela usou meu filho como cobaia, entenderam? Nunca nos disse que era experimental, nem mesmo que usaria os dados do meu filho em sua pesquisa médica pessoal.

    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Sexta, 23 de junho de 2017, 15h23min Editado

    Sim, e você entende que para pedir indenização tem que ter ocorrido efetivamente um PREJUÍZO?
    Se o senhor não consegue nem ao menos apontar onde se deu esse prejuízo é porque não há como pedir por uma indenização. Indenizações pressupõe que existam prejuízos causados que devem ser reparados!

    Qual prova seria usada? A alegação de que "ela deixou escapar que foi uma cirurgia experimental"? Infelizmente isso não prova nada, muito menos que a cirurgia foi, de fato, um procedimento experimental, tão pouco que ela não foi autorizada.
    Quando muito, seria a palavra dos pais contra a da médica.

    Inclusive, supondo que realmente foi um procedimento experimental, é muito provável que os responsáveis legais tenham assinado uma autorização em meio a tantos papeis de internação, autorização cirúrgica, etc, sem que nem mesmo tenham lido adequadamente e se dado conta disso.

    Seu filho está bem e saudável, e isso é o que realmente importa. E a cirurgia ter logrado exito deveria ser motivo de alegria e comemoração para a família.

    T

    Thiago/MG Sexta, 23 de junho de 2017, 15h24min

    Mas houve algum dano a visão de seu filho? Ele ficou com a visão ou a saúde prejudicadas por conta da cirurgia? Se não houvem nenhum tipo de prejuízo não há que se falar em indenização.

    ?

    Desconhecido Sexta, 23 de junho de 2017, 15h31min

    Eu tenho cópia dos documentos assinados para a cirurgia e em lugar algum fala da cirurgia em forma experimental. Não estou pedindo indenização, nem acionei a justiça. Apenas quero saber se um médico pode fazer uma cirurgia experimental no filho de alguém sem avisar e sem pedir autorização. Se for desta forma, qualquer pessoa pode ser usada em experimentos médicos sem ser informada e isto ser considerado normal e aceito. Não sou da área do direito, mas acho incoerente um medico submeter alguém a algo experimental e ainda usar os resultados em prol de sua carreira.

    T

    Thiago/MG Sexta, 23 de junho de 2017, 15h42min

    Em tese não é ético do médico realizar um procedimento experimental em um paciente sem que haja autorização dele ou da família, contudo, entendo que se essa cirurgia deu certo ou se não houve dano ao paciente submetido a esse procedimento não há que se falar em processo contra o médico, talvez, uma denúncia ao CRM para que este órgão apure o caso.

    ?

    Desconhecido Sexta, 23 de junho de 2017, 15h51min

    Sim Thiago/MG. Por isso estou e informando. Não tomei nenhuma atitude, vou pesar os lados e escolher o que for melhor. O hospital em que ele operou é referencia na especialidade e ele continuará por muitos anos. Ela é uma boa médica, mas faltou com a ética conosco. Inclusive lendo a autorização médica, foi feita "facectomia" mas sabemos que não foi e inclusive geralmente a cirurgia leva 30 mins, a dele levou 1 h e 30.

    T

    Thiago/MG Sexta, 23 de junho de 2017, 16h49min

    Prezado Márcio, entendo sua indignação, mas creio que deva pensar no bem estar de seu filho nesse momento, se ele está bem, aconselho-te a deixar essa questão de lado e viver sua vida.