Recentemente comprei um computador que veio com uma placa de vídeo defeituosa. Após encaminha-lá para a loja e ter seu defeito confirmado, fui informado de que o produto estava em falta no estoque e me apresentaram duas opções para a resolução do problema, a devolução do dinheiro ou um crédito em compras dentro da própria loja no valor pago. Acontece que atualmente esse mesmo produto teve um crescimento no seu valor (em todo o mercado) de 1100 reais para mais de 2000 reais, e com o valor que eu receberia de volta eu só seria capaz de comprar algo de qualidade bem inferior. Gostaria de saber se eu posso esperar pela chegada do produto em estoque (fui informado que não tem previsão para sua chegada) e exigir por um produto exatamente igual ao meu ou similar (já que estou claramente em prejuízo).

Respostas

    G

    Gelson Denian Quinta, 06 de julho de 2017, 17h04min

    Bruno, boa tarde.

    O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito a troca no prazo de 30 dias.

    Se passar esse período e nada tiver sido resolvido, o consumidor pode, então, escolher entre a substituição do produto por outro em perfeitas condições de uso; a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço. Essas regras estão no artigo 18 do CDC e valem para a maioria dos casos, mas há exceções.