Benefício para menores órfão de pai

Há 8 anos ·
Link

Olá, tenho 3 sobrinhos que são menores de idade, o pai deles, meu irmão faleceu a 2 meses de câncer no pulmao e a mãe deles o abandonou quando eles ainda eram bebês. Meu irmão nunca trabalhou de carteira assinada. Eles tem direito a algum benefício?

1 Resposta
Imagem de perfil de Anne Torres
Anne Torres
Há 8 anos ·
Link
· Editado

A princípio não, benefício só se alguma criança tiver deficiência. Mas existem outras possibilidades de prover as crianças: 1- É responsabilidade materna prover o sustento dos filhos, se houve abandono, não se extingui a responsabilidade de alimentar, se a genitora não tiver condições financeiras, a pensão pode ser requerida dos avos, tios maternos; 2- Se o genitor trabalhava mesmo sem carteira assinada, ou seja, clandestino poderá o familiar que tem a guarda dos menores requerer os direitos trabalhista do pai perante a justiça, assim ter reconhecido o vínculo empregatício do pai e ter direito ao benefício do INSS. Recomendo procurar um advogado de sua região e/ou defensoria pública.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos