Conta corrente do falecido fica com quem na herança?

Há 8 anos ·
Link

Com quem fica a conta corrente que servia para cair o pagamento de titularidade do falecido?.. com o filho (único) ou com o cônjuge. Regime de separação total de bens.

6 Respostas
Imagem de perfil de Marcel Munhoz Garibaldi
Marcel Munhoz Garibaldi
Advertido
Há 8 anos ·
Link

Fica com o espolio, que será administrado pelo inventariante até que seja feita a partilha dos bens no processo de inventário.

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

A herança se resume num apto adquirido antes do casamento (quitado) e essa conta corrente..eu sou o único filho e inventariante.

Imagem de perfil de Marcel Munhoz Garibaldi
Marcel Munhoz Garibaldi
Advertido
Há 8 anos ·
Link
· Editado

Visto que já foi aberto o processo de inventário, seu advogado tomará as medidas cabiveis para efetuar a transferencia patrimonial a quem de direito.

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

Esse é o problema.. Não tenho advogado.. Até tem processo aberto de arrolamento sumário de inventário.. mas desistiu do caso quando viu que não tinha mais dinheiro para pagar..

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

O processo está para ser extinto por não haver nenhuma movimentação.. Não é por falta de interesse é por não ter dinheiro mesmo... Tentei fazer pelo cartório, estava tudo certo, mas a tabeliã me ligou e disse que o viúvo teria direito na metade do valor que consta na conta corrente dela e que era onde caia o salário dela todo o mês. E ele precisaria assinar o inventário. Não tem muito na conta mas daria para pagar as custas do cartório.. Isso está me empatando para poder vender o apto.. Se puder, me ajude por favor!!!.. me dê uma luz, alguma coisa que possa constar no lavramento do inventário no cartório que eu consiga tirar esse dinheiro do banco para pagar as custas cartorárias. Para se ter uma ideia o valor do imóvel mais o que consta no banco, é isento de imposto a pagar para o governo ITCMD

Imagem de perfil de Marcel Munhoz Garibaldi
Marcel Munhoz Garibaldi
Advertido
Há 8 anos ·
Link
· Editado

Ainda que seja um inventário extrajudicial, feito em cartório, precisará de um advogado. Para lhe responder precisamente sobre a questão, só seria possível mediante análise.

O que posso dizer é que por regra geral, em caso do regime de bens ser o de separação convencional de bens (escolhido pelo casal), o viúvo tem direito a uma parte da herança, no que diz respeito aos bens exclusivos do falecido. Não seria necessariamente a metade.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos