Sendo maior de idade, receber mesada de meu pai configura adiantamento de herança? Meus irmãos podem reclamar na justiça no futuro? Se eu economizar para comprar um imóvel ao invés de gastar a mesada, meus irmãos tem direito a parte desse imóvel? Eu atualmente ganho mal, mas a mesada dobra minha renda.

Respostas

    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Sexta, 21 de julho de 2017, 22h32min Editado

    Sim, seus irmão poderiam questionar isso futuramente, em um processo de inventário. E caso o juiz acate o questionamento e configure essas doações como antecipação de herança, sua parte dos bens deixados do seu pai poderá ser reduzido, ou mesmo você será obrigada a restituir o que ganhou.

    É muito difícil afirmar qualquer coisa, baseando-se em ficção e suposições. Então não tem como reafirmar uma resposta correta. São muitas as possibilidades.

    ?

    Desconhecido Domingo, 20 de agosto de 2017, 11h59min

    Muito obrigada, Marcel! Atualmente esse dinheiro é recebido para pagamento de plano de saúde (mesmo não sendo eu que pago, fico indignada com o valor e com tudo o que poderia ser feito com o dinheiro, por isso pensei em conversar com meu pai para investir para algum retorno futuro, por exemplo, parte de um imóvel, mas pelo jeito não vale a pena). Como o dinheiro é transferido diretamente para mim e sou eu que pago os boletos, não há muito registro de que vai para o plano (não costumo guardar comprovantes). Agora fiquei preocupada em perder parte de minha futura herança por causa desses depósitos. Essa preocupação procede? Se meu pai pagar os boletos ele próprio, isso se resolve?

    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Domingo, 20 de agosto de 2017, 13h43min

    Trabalhar com hipóteses futuras sempre é complicado. São sempre conjecturas, que poderão ou não acontecer. Muitas são as possíveis situações.
    Existem maneiras de tentar reduzir alguns riscos, mas dizer que a segurança será de 100%, seria temerario afirmar.