Tenho uma terra na zona rural da cidade ondo moro, essa terra é minha e de meus irmãos, sonos 5, por necessidade agora eu e mais 3 irmão decidimos vender nossas partes, mais meu irmão não quer vender a parte dele, porque ele quer plantar. E agora, o que fazer? já arranjamos comprador e o proprio comprador está fazendo esses questionamentos, se não vai dá problemas futuro para ele, caso compre somente a nossa parte. Oque devo fazer?

Respostas

    H

    Hen_BH Domingo, 23 de julho de 2017, 16h08min

    Tentem vender a parte de vocês ao seu irmão, até porque a preferência é dele.

    Caso ele nao queira, ingressem com ação judicial de extinção de condomínio.

    ?

    Desconhecido Segunda, 24 de julho de 2017, 10h36min

    Como assim a preferencia é dele? quer dizer que tenho uma parte da terra e não posso vender quando bem entender? e essa ação judicial de extinção demora? A terra esta em nome do meu outro irmão, porque quando Incra foi medir todas as áreas da região , solicitaram a presença dos proprietarios.. como moramos fora ele foi assinar e hoje é tutor. teria como ele pedir desmembramento da parte do meu irmão que não quer vender?

    P

    PAULO DOS REIS 68490/MG Segunda, 24 de julho de 2017, 11h05min

    Quanto ao desmembramento, é preciso verificar se é possível, pois há uma área mínima que pode ser desmembrada (fração mínima de parcelamento)

    ?

    Desconhecido Segunda, 24 de julho de 2017, 11h38min

    entendo.. ok muito obrigada pelas informações

    ?

    Desconhecido Segunda, 24 de julho de 2017, 11h43min

    só mais uma dúvida, tem algum documento que possa fazer : Onde meu irmão possa assinar dizendo que está a par da venda da nossa parte da terra e que ele só não vende a parte dele? Quero encontrar uma forma mas rapida e que o comprador fique seguro

    H

    Hen_BH Segunda, 24 de julho de 2017, 13h58min

    "quer dizer que tenho uma parte da terra e não posso vender quando bem entender?"

    Quando se trata de condomínio (situação na qual um mesmo bem pertence a mais de uma pessoa) o co-proprietário tem a preferência para comprar a parte dos outros proprietários antes que eles queiram vender para terceiros. Sendo assim, antes de os outros irmãos venderem suas respectivas partes a terceiros, devem dar preferência de compra ao irmão que não quer vender. Se ele não quiser comprar as partes de vocês, aí sim podem vender a terceiros.

    P

    PAULO DOS REIS 68490/MG Segunda, 24 de julho de 2017, 14h05min

    os condôminos que estão de acordo com a venda, devem fazer uma notificação ao condômino que não está de acordo, informando que voces querem vender, e conceder um prazo para ele responder se tem interesse ou não em adquiirir as partes de voces, após o prazo, concedido, se ele não manifestar, podem oferecer a terceiros, e solicitar a extinção de condominio, judicialmente, para que o imóvel possa ser vendido

    ?

    Desconhecido Segunda, 24 de julho de 2017, 14h21min

    muito obrigada.. ajudou bastante