Negativação de cpf de falecido aposentado por consignado

Há 8 anos ·
Link

Olá, meu pai faleceu dia 31/03 deste ano e tinha um consignado no Bradesco. Fiquei sabendo que inscreveram o CPF dele nos serviços de proteção ao crédito, o Bradesco negativou. Ele nunca gostou de pagar nada atrasado e o que podia comprar à vista, comprava. Dia 13/07 (hoje ta com 10 dias) fui até a agência dele, apresentei a certidão de óbito e o funcionário me informou que não iria sair dos programas de proteção (a não ser que negociássemos e pagássemos) e eu não poderia cancelar a conta dele sem um alvará judicial ou algo assim. Então, eu me perguntei pra quê serviu a apresentação da certidão de óbito. Eu não vou deixar o nome dele sujo por um consignado que deveria ter seguro, já que era aposentado e o INSS aprovou o empréstimo. O que eu devo fazer? Meu plano era esperar completar um mês do dia que eu notifiquei ao banco da morte dele e se não removessem eu iria entrar com uma ação por danos morais no fórum de pequenas causas. Eu faço isso mesmo ou o quê? obrigada

1 Resposta
Imagem de perfil de Marcel Munhoz Garibaldi
Marcel Munhoz Garibaldi
Advertido
Há 8 anos ·
Link
· Editado

Não. Você não pode fazer isso. Só quem pode exigir reparação por danos morais é o ofendido, no caso, seria seu pai.

A negativação em si não surtirá nenhum efeito prático. Não há motivos para maiores polêmicas.

O que você deve fazer é realizar o inventário dele, regularizando a situação dos bens e das dívidas. Se o contrato de crédito não possuía seguro, a dívida não será extinta pela morte do devedor. É recomendável que busque assistência de um advogado em sucessões na sua região para resolver rapidamente a questão.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos