Meu filho tem 5 anos o pai biológico nunca teve relaçao afetiva ou material com meu filho apenas registrou ele é usuario de drogas e muito agressivo nunca procurei ele para me ajudar pos nao quería colocar meu filho em risco ele tambem jamais procurou a criança quando ele tinha 1 ano me casei e meu marido que nao tem filhos e acabou se alegando e como nao consegimos ter filhos ele deseja adotar o meu e colocar o nome no meu filho que por sinal se dao muito bem meu filho chama ele de pai e a familia dele trata meu filho como se fosse da familia deles quería saber se o processo é demorado e se sai muito caro esas açao?

Respostas

    Marcel Munhoz Garibaldi

    Marcel Munhoz Garibaldi Salvador/BA 49185/BA Domingo, 23 de julho de 2017, 22h47min Editado

    Para ocorrer a ADOÇÃO, o primeiro passo para isso acontecer é o pai biológico concordar em renunciar a paternidade.
    Se ele estiver disposto, aí sim, iniciar um processo para essa finalidade, onde o Ministério Público também deverá estar de acordo, é por fim deverá haver o convencimento do juiz.

    Uma outra possibilidade é somente o reconhecimebto de paternidade afetiva. Não implica na remoção do pai biológico, mas na inclusão de um segundo pai, o afetivo.

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 24 de julho de 2017, 9h34min Editado

    Olá Jessica,
    É possível requerer judicialmente a inclusão do sobrenome do padrasto através de ação de Retificação de Registro Civil com um advogado
    Att.
    [...]

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 24 de julho de 2017, 9h48min Editado

    JESSICA

    Além da adoção unilateral, é possível incluir o sobrenome do padrasto (sem excluir o sobrenome do pai) através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL feita por advogado e apresentada no forum. É fácil, rápido e tudo feito de forma digital pela internet. Clique no link acima e veja mais.

    HERBERT C. TURBUK