Olá ... meu pai, começou a contribuir para o INSS como autônomo, depois ficou trabalhando por nove anos de CTPS assinada com salario cerca de R$ 3000,00, ele fez os cálculos de contribuição e somam certa de 26 anos completos contribuídos até o presente, ou seja, ele tem uma jornada ainda até os 35 anos completos, ele tem 56 anos de idade por isso gostaria de saber, como opinião, agora que não trabalha de CTPS assinada mais e contribuirá como facultativo, nessas condições qual melhor contribuição código 1406(20%) ou 1473 (11%)??? Desde já agradeço a ajuda.

Respostas

    Armando Franco

    Armando Franco Segunda, 24 de julho de 2017, 0h02min

    ? //
    Opinião sem esgotar o assunto :

    1406 20%
    Mais 6 anos e meio de contribuições alcançará a pontuação 95 (regra 85/95) mais idade 62 anos de idade;
    Contribuir com 20% como Segurado Facultativo Código 1406 sobre um mínimo de R$937,00 a um teto de R$5;531,31 conforme sua possibilidade financeira para cada mês Competência. Pela regra 85/95 terá direito a aposentadoria integral
    Se no período que contribuiu como autônomo foi pelo Código 1163 11% sobre o valor de um salário-mínimo-nacional, deverá recolher um complemento de 9% com multas e juros..sobre o salário-mínimo vigente nas épocas.
    Para quem trabalha com CTPS-CLT as contribuições são para a expectativa de se aposentar com 35 anos de contribuições independente de idade. Considere-se que ele teve 9 anos de CLT-CTPS assinada..
    Para recolher as complementações de 9% não faça sem conhecimento do INSS e sua autorização.
    Boa sorte
    Armando.

    ?

    Desconhecido Segunda, 24 de julho de 2017, 7h40min

    Oi Armando , muito obrigada pela ajuda.
    Só mais algumas informações ...Se puder me esclarecer... No caso ele trabalhou 9 anos (CTPS - CLT) com contribuição na faixa de salario de R$ 3000,00 a R$ 5000,00, ele também serviu ao exercito por 1 ano(fiquei sabendo que esse período conta) e como já mencionei pagou carne como autônomo (não sei dizer exatamente qual código). Dessa forma se pagar o INSS 20% que estou achando a melhor opção nesse momento com salario base cerca de R$ 2000,00, ele consegue juntar todas essas contribuições e alcançar a pontuação 95 (regra 85/95)? Ou na hora de fazer a contagem ele perde alguma dessas contribuições?
    Agradeço muito sua ajuda.
    Att.