Sou portadora de esquizofrenia paranóide, CID 10 F20.0 há mais de 10 anos, nunca tive condições de trabalhar e abandonei meus estudos devido a persistência de surtos psicóticos frequentes, com alucinação auditivas e mania de perseguição ,já estive internada em hospitais psiquiátricos mais de 8 vezes e tenho como comprovar isto. Faço tratamento com psicofármacos e consultas mensais a um psiquiatra.Gostaria de saber se posso me aposentar por invalidez,

Respostas

    A

    Anne Torres 39137/PE Terça, 25 de julho de 2017, 7h29min

    Não. Sem contribuições ao INSS não se pode solicitar aposentadoria. Agora se você não tem condições financeiras, nem sua familia, dependentes, dentre outros que moram em sua residencia poderá verificar os requisitos para solicitar a LOAS junto ao INSS é um auxilio financeiro. Recomendo procurar um advogado e/ou defensoria pública.

    ?

    Desconhecido Terça, 25 de julho de 2017, 14h42min

    Contribui ao INSS por 6 meses e fui informada que não iria conseguir me aposentar porque a minha doença era anterior ao tempo de contribuição. Se for esse o caso, é possível recuperar o dinheiro que paguei?