Boa tarde. Não advogado para família, mas....foi feito um inventário do meu sogro aye faleceu em 2010; todavia, esqueceram de colocar no mesmo uma garagem que ele tinha de um apartamento que já foi inventariado e vendido; agora uma pessoa quer comprar esta vaga, mas não foi inventariado; nunca fiz inventário, só faço civil e trabalhista; sei que tenho que pedir o desarquivamente em nome da minha sogra, Ainda viva; e agora, o que fazer? Peço para incluir este faço novo no antigo inventário? O que deverá ser pago fora os custos do desarquivamento?? Quem puder dar uma ajuda eu agradeco. Obrigado.

Respostas

    P

    PAULO DOS REIS 68490/MG Terça, 25 de julho de 2017, 15h30min

    Pode ser feito uma sobrepartilha, referente ao imóvel que não foi partilhado. E, se não há herdeiros menores ou incapazes, pode ser feita extrajudicialmente

    Adriano José Franco

    Adriano José Franco Terça, 25 de julho de 2017, 15h52min

    Mas de qualquer forma eu tenho que pedir o desarquivamento não é? E não teria que pagar alho sobre este nosso bem? Na verdade me disseram que a garagem vale no máximo 20k....

    P

    PAULO DOS REIS 68490/MG Terça, 25 de julho de 2017, 15h58min

    Deverá pedir o desarquivamento para comprovar que tal bem não foi incluído.

    Deverá pagar o ITCD, mas o valor dependerá da avaliação pela Fazenda Estadual

    Adriano José Franco

    Adriano José Franco Terça, 25 de julho de 2017, 17h24min

    Olá Sr Paulo, boa noite. Mas a avaliação é automática ou eu devo pedi-la? Ou melhor, eu devo dizer o quanto vale o terreno ou é feito automaticamente? Digo, eu faço a peça e peço que tal valor seja levantado?
    Desculpe as dúvidas, mas nunca fiz inventário, muito menos adendo aos mesmos...

    P

    PAULO DOS REIS 68490/MG Terça, 25 de julho de 2017, 17h37min

    Se for fazer extrajudicialmente, em cartório, o cartório faz todo o procedimento.

    Quanto ao valor, declare o valor que consta no IPTU, mas a receita pode avaliar por um valor maior

    americo pereira dos santos junior

    americo pereira dos santos junior São Paulo/SP 349456/SP Terça, 25 de julho de 2017, 18h07min

    Em alguns municipios, como de São Paulo, há uma tabela especial de imoveis, para itcmd, diferente do iptu

    Adriano José Franco

    Adriano José Franco Quinta, 27 de julho de 2017, 8h43min

    Bom dia. Sr Paulo. Veja, quando o Sr. diz "em cartório", o Sr. quer dizer cartório normal, não do Fórum? Digo, o cartório da cidade?

    Adriano José Franco

    Adriano José Franco Quinta, 27 de julho de 2017, 8h43min

    Obrigado Sr.Américo, vou procurar saber também.

    P

    PAULO DOS REIS 68490/MG Quinta, 27 de julho de 2017, 8h50min

    Sim, cartório normal, Tabelionato de Notas