Tenho 19 anos e estou desempregada no momento. Vivo com a minha mãe desde sempre (ela também está desempregada), com o meu padrasto e meus dois irmãos mais novos, só o meu padrasto trabalha. Atualmente faço faculdade de Direito, é a minha paixão, meu pai concordou em pagar, a princípio tudo bem, quando fui fazer a minha rematricula para o 3° semestre, descobri que ele não estava mais pagando, tinham 4 mensalidades atrasadas e por isso a faculdade não fez a minha rematricula. Ele alegou que não pagaria mais "por falta de condições", ele sempre fez isso comigo, mas para a outra filha dele ele paga escola particular (eu sempre estudei em escola pública), ele paga para a mulher dele cursinhos (só dinheiro jogado fora pq ela nem trabalha) paga carteira de motorista para ela também. Mas quando é para mim, ele sempre coloca dificuldades e diz que não tem dinheiro. Ele pagava apenas 200 reais de pensão (que não dava pra nada pq tenho asma e vai quase tudo só de remédio) para ele só a pensão estava ótimo. Não quero que a minha mãe fique com dívidas pq ela sempre cuidou de mim e me deu as coisas, a mensalidade da faculdade é 1.300,00 não tem como ela assumir isso. Tenho medo de colocar ele na justiça e acabar não dando certo. Eu só quero estudar. Tenho alguma chance de conseguir?

Respostas

    Wanessa Soares

    Wanessa Soares 28952/ES Quarta, 26 de julho de 2017, 22h55min

    Prezada Beatriz,
    Essa pensão que você recebia era por via judicial? Se sim, houve o devido processo de Ação de exoneração de alimento?
    O fato de você constar com 19 anos não exime a responsabilidade do seu pai em pagar a pensão. Mesmo se você tivesse 24, 25 anos ele deveria manter a pensão, é uma obrigação dele, pois ainda existe sua necessidade alimentar.
    Caso essa pensão fosse por acardo verbal mesmo, ele deveria continuar pagando a mesma.
    Você tem todas as chances possíveis de conseguir que ele, seu pai, te ajude com a faculdade e seu sustento.

    Espero ter ajudado.

    ?

    Desconhecido Quarta, 26 de julho de 2017, 23h22min

    Sim, a pensão foi por via judicial. Não teve o processo para a cessação da pensão, mas ele não está mais depositando.
    Muito obrigado pela ajuda!