Bom dia!!! Vendi uma moto em 2009 a uma pessoa de minha confiança no popular “de boca”, e ela pagaria mensalmente as parcelas, pois o financiamento ainda não tinha acabado e estava em meu nome, porém assim que o financiamento terminou verifiquei junto ao DETRAN que havia débitos no veículo…quando fui cobrar do novo proprietário…ele já tinha vendido o veículo e não sabia onde estava no estado da Bahia…Agora o que posso fazer, visto que não sei onde está o DUT…não tem nada assinado que prove a venda do veículo…Todo ano os débitos só aumentam…Posso responder criminalmente caso essa moto esteja sendo usada para algo ilegal? E o pior não posso dar uma queixa porque já fazem 9 anos que vendi… O que realmente posso fazer? Estou disposto a pagar os débitos existentes…e tirar do meu nome…mas posso fazer isso sem a moto ser vistoriada, pois não tenho DUT e acho difícil encontrar essa moto, pois já pode ser sucata, ou estar sendo usada em alguma zona rural sem placa ou algo do tipo? Desde já agradecido…

Respostas

    H

    Hen_BH Quinta, 27 de julho de 2017, 15h03min

    Dentro do que você descreve, não há o que ser feito. Não há que falar em tirar a moto do seu nome. Se no ato da venda não houve a devida comunicação de venda ao DETRAN, e se não há provas de que ela tenha sido vendida, a moto sairia de seu nome e iria para o nome de quem?? De quem seriam cobradas as multas e IPVA's em atraso?

    A única possibilidade de regularizar essa situação é encontrar a moto, ou então torcer para que ela seja definitivamente apreendida e pare de circular. Ou então comprovar que efetuou a venda e requerer a responsabilização de quem a comprou de você.